O Segredo de Beethoven

O Segredo De Beethoven

O Segredo de Beethoven eu fiquei meio frustrado quando depois de me envolver com um filme e uma determinada história, descobri que ela foi inventada, fictícia e romanceada.

Filme O Segredo de Beethoven

Filme O Segredo De Beethoven
Filme O Segredo De Beethoven

É o caso deste O Segredo de Beethoven, uma ambiciosa biografia do último ano da vida do grande Lugwig Van… Segundo o filme da polonesa Agniezka Holland, ele já completamente surdo insistiu em conduzir sua Nona Sinfonia, a mais complexa e bonita, a Nona e enveredar por pesquisas sonoras.

Quem o teria ajudado diz que o filme é uma bela mulher (feita pela loira Diane Kruger, que foi Helena em Tróia) que foi trabalhar como copista de seus arranjos musicais e ficava por trás da orquestra o ajudando a reger.

Filme Fonte da Vida

Só que nada disso aconteceu, quem o ajudava era um amigo e nada de romance ou de importante presença feminina na vida do gênio.

Pior que isso, sua última aparição pública foi em 1811 ou seja 13 anos antes dos fatos ocorridos aqui!

Porque morria de vergonha de seu defeito físico. Então para que contar essa história?

Que nos enrola no que nem de longe existiu? Não entro nessa de se não é verdade, é bem inventada porque não é exatamente o caso.

Uma Vida Doce – Marcello Mastroianni

Quem interpreta Beethoven?

Referência Do Filme Beethoven
Referência Do Filme Beethoven

Quem faz Beethoven é o americano Ed Harris (usando lentes de contato para escurecer seus olhos e uma vasta cabeleira escondendo sua careca, Ed ficou parecido com Burt Reynolds. O que é um pavor!).

Ele já havia trabalhado várias vezes antes com a diretora polonesa e se percebe o esforço de seu trabalho, ainda que em vão. Sofre muito o coitado mas nem ele conseguiu encontrar verdade no que é apenas mais outra biografia de um gênio (a mais recente é que ao menos tinha vigor e era bem conduzido, o de Imortal Beloved/Amada Imortal, com Isabella Rosselini e o sumido Gary Oldman).

Outra coisa que me incomodou é a síndrome de Amadeus, O filme força a barra para desmistificar o gênio, mostrando que ele também sabia ser vulgar, por vezes grosseiro (coisa da cultura alemã na verdade), ou seja, dá uma de Mozart.

De qualquer forma, o filme é razoável, já que nada que tem uma trilha musical com temas de Beethoven é desprezível.

O Amor Não Tira Férias

Referência do filme

Atriz Filme Beethoven
Atriz Filme Beethoven

O Segredo de Beethoven (Copying Beethoven) Alemanha/2006. Direção de Agnieska Holland Com Ed Harris, Diane Kruger, Matthew Goode, Phyllida Law, Joe Anderson.

Claudio gomes

Multiverso Comicon – Sou um grande fã de obras de quadrinhos nacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *