ORLANDO DRUMMOND – O RENOMADO DUBLADOR

Orlando Drummond – O Renomado Dublador

O talento de um ator se manifesta na expressão emocional de sua voz, e tornar-se uma lenda entre os dubladores, que emprestava sua voz a personagens icônicos, sendo uma conquista para poucos.

Orlando Drummond Cardoso

Orlando Drummond –ator
Orlando Drummond –ator

Orlando Drummond, um paulista, e talvez o maior dublador que o Brasil já teve. Ficou ativo no cenário artístico desde 1942, depois de um período reduziu sua atuação no mundo das dublagens. Seu personagem “Seu Peru”, era uma presença constante em todas as versões da “Escolinha do Professor Raimundo” com “Chico Anysio”, foi um tremendo sucesso. No entanto, foi um grande talento para criar vozes, que em alguns casos superam as originais, que o tornava verdadeiramente inesquecível.

A despedida ao grande ator Michael Gambon: Um legado de magia e talento

Mesmo para aqueles que não apreciam filmes dublados, nos quais sua contribuição é incontável, sua voz é reconhecida por suas centenas de trabalhos e participações em desenhos animados e séries. Orlando está registrado no Livro dos Recordes como o dublador de Scooby Doo por mais de 35 anos. O cãozinho medroso não seria tão querido se não fosse pela dublagem deste ator, uma interpretação que é imitada anonimamente em todo o Brasil.

Ator, dublador, comediante e radialista

Quem nunca ouviu alguém imitar Scooby gemendo e chamando seu amigo Salsicha, ou exclamando o famoso bordão “Scooby?” Ou ainda a resposta de alguém imitando Salsicha, dizendo: “Ô Scooby meu filho, cadê você?”

Um dublador se destaca quando consegue dar vida a um personagem de tal maneira que você nem perceberia que é a mesma voz por trás de vários personagens. Quando criança, eu nunca associei a voz de Scooby à do Popeye, outro personagem que Orlando dublou por décadas a fio.

Série “Gen V”: O spin-off explosivo de “The Boys”

Imaginar esses dois personagens com vozes diferentes daquelas criadas pelo artista é inconcebível. Mesmo quando ele parou de dublar, futuros dubladores terão, no mínimo, a tarefa de imitá-lo. Não diminuindo o mérito dos futuros dubladores que darão voz a esses personagens, mas a voz de Drummond já faz parte desses desenhos e está firmemente enraizada na memória popular.

Uma das coisas maravilhosas sobre a carreira de um dublador é que seu trabalho atravessa gerações. Meu sobrinho conhece personagens novos com as vozes de Orlando que eu nem sabia que existiam, desde participações em Peppa Pig até o hilário Puro Osso. E isso é apenas o começo.

Os Smurfs tiveram a presença de Orlando em dose dupla: no desenho como o vilão Gargamel e nos filmes, desta vez como o papai Smurf. Em séries de TV, podemos mencionar a voz do gordo Oliver Hardy, de O Gordo e o Magro, do Sargento Garcia de O Zorro, famoso Imperador Palpatine, Vingador da Caverna do Dragão e o lendário Pacato O gato Guerreiro do He-Man. No entanto, ele também é lembrado como Alf o Eteimoso, um personagem que veio de Melmac e que foi mantido em segredo pelos Tenner, que o tratavam como um membro da família. Ffoi um grande sucesso nas décadas de 80 e 90, e Orlando também o acompanhou no desenho animado de Alf, quando o personagem ainda estava em Melmac, e toda a sociedade dos Melmaquianos era retratada.

Qual foi o jogo mais popular da década de 70 e 80?

Imagino que para um dublador, a maior diversão seja dublar desenhos, onde ele tem mais liberdade para expressar seu talento. Podemos ver e ouvir isso nas dublagens de Orlando, desde as antigas vozes de Frangolino, Dinamite – O Bionicão e O Assombroso (um dos tios fantasmas do Gasparzinho), até vários personagens dos desenhos da Disney, como Corujão de Ursinho Puff, João Pequeno de Robin Hood, o Comandante Nebula do desenho animado de Buzz Lightyear, e muitos outros.

Nos desenhos de heróis, Orlando emprestou sua voz a Dentes de Sabre na animação dos X-Men, ao Sinestro no lendário Super Amigos, e, se considerarmos Hong Kong Fu um herói, lá estava ele novamente. 

Ele nos deixou em 27 de julho de 2021 aos 101 anos. Infelizmente perdemos um dos grandes nomes da dublagem.

Accel World: Infinite Burst – Anime
Claudio gomes

Multiverso Comicon – Sou um grande fã de obras de quadrinhos nacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *