Os Miseráveis – O Filme
Conforme prometido, aqui está o post sobre o filme Os Miseráveis. Já avisando que é um filme excelente.
Os Miseráveis – Filme
Ok, vou controlar minha empolgação e vou tentar fazer um post objetivo.
A sua data de lançamento: 01/02/2013 (Brasil)
O diretor: Tom Hooper
Os prêmios: Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante entre outros
A música foi composta por: Claude-Michel Schönberg com adaptação de: Les Misérables, Os Miseráveis
Como é o filme Os Miseráveis?
Os Miseráveis é realmente um filme sensacional. A decisão do diretor Tom Hooper de fazer os atores cantarem ao vivo, durante as filmagens em vez de dublarem músicas gravadas anteriormente, como normalmente é feito em filmes musicais, fez toda a diferença!
O filme é revolucionário. A interpretação dos atores durante as músicas e a carga emocional que eles foram capazes de imprimir nas canções são incríveis. O filme é comovente e o que mais se ouvia na época nas salas de cinemas, eram os soluços dos espectadores chorando.
Os Miseráveis Filme
A fotografia do filme é incrível! Muitas locações sensacionais, cenários inacreditáveis, muito pouco CGI e fundo verde. Algumas escolhas de ângulos de câmera ou de filmagem com steadicam foram usadas, de maneira muito interessante pelo diretor para mostrar o dinamismo da cena, a emoção da personagem, etc.
Foi um trabalho incrível de direção e sem isso a adaptação não funcionaria. O filme foi indicado a oito Oscars.
As atuações são fantásticas! Anne Hathaway, indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, está incrível como Fantine, o que não era tarefa fácil. Ela pegou uma personagem consagrada, imortalizada pela diva do teatro musical Patti LuPone, transformada desde então no maior papel que uma atriz de musical pode ter (com a possível exceção de Evita), e a tomou para si. Sua versão de “I Dreamed a Dream” pode ter redefinido como essa já consagrada música será interpretada de hoje em diante.
Russell Crowe é sensacional como o implacável inspetor Javert. Ele não é um cantor tão bom, tão virtuoso quanto os demais no filme. Mas o que lhe falta em voz, sobra em atuação. Ele interpreta o personagem de maneira brilhante e envolvente.
A mudança de tratamento que a personagem dispensa às pessoas conforme a opinião que tem delas, o nível de comprometimento literal que ele tem para com a lei, a mudança em sua vida conforme ele começa a questionar que talvez nem tudo seja assim, preto e branco, legal e ilegal. Atuação brilhante de Russell Crowe, uma das melhores de sua carreira.
Filme Os Miseráveis
E, por fim, Hugh Jackman. Sim, ele mesmo, o Wolverine! Sem ele o filme não teria sido possível. Simples assim!
Pouca gente sabe que Jackman tem formação de teatro musical. Tem uma firme e admirável carreira na Broadway, completamente independente e separada de sua carreira em Hollywood, tendo lhe rendido inclusive um prêmio Tony de melhor ator, o Oscar da indústria do teatro.
Jackman, indicado ao Oscar de Melhor Ator, faz o papel central do filme, Jean Valjean, certamente o maior papel masculino no teatro musical (com a possível exceção do Fantasma). A atuação de Jackman e seu desempenho vocal são impecáveis. Por mais brilhante que Daniel Day-Lewis tenha sido (e foi) em Lincoln, interpretar é o trabalho do ator.
É o mínimo que se espera.
Hugh Jackman não só interpreta perfeitamente a verdade do papel, como vai muito além. Foi um trabalho hercúleo, algo como há muito não se via e não se verá tão cedo no cinema.
Enfim, se você não viu o filme ainda, pare tudo e vá ver agora! Apesar de eu imaginar que você já sabe disso, vou avisar mesmo assim: é um filme MUSICAL. Baseado no consagrado e famosíssimo MUSICAL de mesmo nome. O filme, assim como o musical, é 100% cantado e com drama. Se você não gosta de musicais, não perca seu tempo.
Se você já viu, deixe sua opinião nos comentários!
Multiverso Comicon – Sou um grande fã de obras de quadrinhos nacionais.