Ranpo Kitan: Game of Laplace – Review
Inspirado pelas obras do autor Edogawa Ranpo e em homenagem aos 50 anos de sua morte, Ranpo Kitan: Game of Laplace tenta trazer ao universo anime.
Vai encontrar um pouco da genialidade do autor e de seu aclamado personagem Akechi, considerado o “Sherlock Holmes” do Japão.
Qual é o enredo principal de Ranpo Kitan: Game of Laplace?
O enredo principal de Ranpo Kitan: Game of Laplace gira em torno de uma série de assassinatos brutais que ocorrem em uma cidade japonesa. O protagonista, Seiji Tachibana, um estudante de medicina, se vê envolvido na investigação desses crimes quando descobre que seu pai, Hajime Kindaichi, um famoso detetive, está desaparecido. A investigação leva Seiji a desvendar segredos familiares obscuros e a se confrontar com o misterioso Circo dos Fantasmas, um grupo de assassinos que parecem realizar mortes estilizadas e simbólicas. A narrativa é repleta de reviravoltas, suspense e elementos sombrios, mantendo o espectador em constante suspense.A Origem do Circo dos Fantasmas
O Circo dos Fantasmas é um dos elementos mais misteriosos e intrigantes de Ranpo Kitan: Game of Laplace. Este grupo de assassinos opera de forma quase teatral, deixando pistas e mensagens que desafiam a lógica. Seiji Tachibana, ao investigar os assassinatos, descobre que o Circo dos Fantasmas tem uma conexão profunda com seu passado familiar.- O Circo parece ter surgido de um evento traumático que envolveu a família Tachibana há muitos anos.
- As mortes que eles cometem são simbólicas, representando uma espécie de vingança ou mensagem oculta.
- À medida que Seiji se aproxima da verdade, ele percebe que o Circo dos Fantasmas é mais do que apenas um grupo de assassinos; eles são uma metáfora para os segredos e pecados da sociedade.
Os Segredos da Família Tachibana
A família Tachibana desempenha um papel crucial no enredo de Ranpo Kitan: Game of Laplace. Seiji, ao investigar os assassinatos, descobre uma série de segredos que sua família escondeu por gerações.- O desaparecimento de seu pai, Hajime Kindaichi, está diretamente ligado a esses segredos.
- Seiji aprende que seu avô, Yosuke Tachibana, foi um personagem controverso e influente, cujas ações têm consequências que ecoam até o presente.
- A investigação leva Seiji a questionar sua própria identidade e a buscar respostas sobre o verdadeiro propósito de sua existência.
O Papel de Seiji Tachibana na Investigação
Seiji Tachibana é o narrador e protagonista de Ranpo Kitan: Game of Laplace. Sua jornada de descoberta e investigação é o fio condutor da trama.- Seiji, inicialmente hesitante, é forçado a assumir um papel ativo na investigação dos assassinatos devido à desaparição de seu pai.
- Sua formação como estudante de medicina lhe proporciona uma perspectiva única para analisar as cenas dos crimes e desvendar as pistas deixadas pelo Circo dos Fantasmas.
- Ao longo da série, Seiji enfrenta desafios psicológicos e morais, questionando os limites entre o bem e o mal e seu papel na resolução do enigma.
Como são representados os personagens principais nesta série?
Na série Ranpo Kitan: Game of Laplace, os personagens principais são representados de maneira complexa e multifacetada, cada um trazendo consigo uma história e personalidade que contribuem significativamente para a trama. O protagonista, Yumeko Jabami, é uma estudante que possui habilidades excepcionais de dedução e estratégia, o que a torna uma adversária formidável nos jogos de azar. Seu carisma e inteligência são destacados em cada episódio, onde ela enfrenta os desafios com uma calma e confiança impressionantes. Do outro lado, está Midorima Shuuya, o diretor do colégio privado Kaiho, que usa sua autoridade e conhecimento para manter o controle sobre os alunos. Ele é retratado como um antagonista astuto e manipulador, sempre um passo à frente, o que aumenta a tensão e o suspense da série.1. Personalidades e Motivações
A representação dos personagens principais em Ranpo Kitan: Game of Laplace é profundamente influenciada por suas personalidades e motivações.- Yumeko Jabami é motivada por uma paixão pelos jogos e uma determinação em desafiar as regras estabelecidas pelo colégio.
- Midorima Shuuya tem uma ambição de manter a ordem e a hierarquia da escola, mesmo que isso signifique usar métodos questionáveis.
- Outros personagens, como Kirari Mikaela e Kaito Kurogami, trazem suas próprias dúvidas e conflitos internos, enriquecendo a dinâmica da série.
2. Desenvolvimento ao Longo da Série
O desenvolvimento dos personagens principais é um aspecto crucial de Ranpo Kitan: Game of Laplace.- Yumeko cresce ao longo da série, aprendendo a equilibrar sua confiança com uma humildade necessária para enfrentar adversários cada vez mais desafiadores.
- Midorima também passa por mudanças, revelando facetas mais complexas de sua personalidade à medida que seu plano se desenrola.
- Outros personagens, como Sayaka Sugimoto e Kaito Kurogami, têm seus próprios arcos de desenvolvimento, que se entrelaçam com os dos protagonistas, adicionando camadas à narrativa.
3. Relações Interpessoais
As relações interpessoais entre os personagens principais são um elemento central em Ranpo Kitan: Game of Laplace.- Yumeko e Midorima têm uma relação de antagonismo constante, mas também de respeito mútuo, o que adiciona tensão e profundidade à trama.
- As alianças e rivalidades entre os outros personagens, como Kirari Mikaela e Kaito Kurogami, também desempenham um papel importante, influenciando as decisões e o destino dos protagonistas.
- A dinâmica entre os personagens secundários e os principais cria uma rede de interações complexas que enriquecem a narrativa e mantêm o público envolvido.
Quais são os elementos viscerais e psicológicos mais proeminentes em Ranpo Kitan: Game of Laplace?
Ranpo Kitan: Game of Laplace é uma série que mergulha profundamente nos recantos sombrios da psicologia humana e nos horrores visuais. Os elementos viscerais e psicológicos mais proeminentes se entrelaçam para criar uma experiência perturbadora e intensa. A série explora temas como a perversidade, a obsessão e a degeneração moral, enquanto apresenta cenas de violência gráfica e distúrbios psicológicos que desafiam os limites do espectador.1. Violência Gráfica e Distúrbios Psicológicos
A violência gráfica é um dos elementos mais evidentes em Ranpo Kitan: Game of Laplace. Cenas de tortura, assassinato e mutilação são apresentadas de maneira explícita, causando um impacto visceral no público. Além disso, os personagens são frequentemente acometidos por distúrbios psicológicos graves, como psicopatia, paranoia e esquizofrenia, que se manifestam em comportamentos extremamente perturbadores. Esses elementos combinados criam uma atmosfera de tensão constante e angústia desmedida.2. Perversidade e Obsessão
A perversidade e a obsessão são temas centrais na série. Personagens como Daiichi Sato e Shunji são motivados por desejos obscuros e compulsões insaciáveis que os levam a cometer atos de extrema crueldade. A série explora como essas obsessões podem destruir vidas e corromper a essência humana, revelando a face sombria da natureza humana. A relação entre perversidade e obsessão é retratada de maneira crua e realista, adicionando uma camada de complexidade à narrativa.3. Degeneração Moral e Corrupção
A degeneração moral e a corrupção são elementos psicológicos proeminentes que permeiam a série. Personagens que inicialmente parecem bemintencionados acabam sucumbindo à corrupção e à perda de valores éticos. A série questiona a fragilidade da moral e como influências externas e circunstâncias adversas podem levar ao declínio moral. A degeneração é retratada de forma gradual e convincente, mostrando como pequenas escolhas podem levar a consequências irreversíveis.Qual é a crítica geral dos críticos e dos espectadores em relação a Ranpo Kitan: Game of Laplace?
A crítica geral em relação a Ranpo Kitan: Game of Laplace é bastante polarizada. Muitos críticos e espectadores elogiam a estética visual e a trilha sonora da série, que são consideradas de alto nível e muito bem executadas. No entanto, a narrativa e os personagens dividem opiniões. Alguns apreciam o mistério e a atmosfera sombria, enquanto outros acham a trama confusa e os personagens pouco desenvolvidos. A série é frequentemente criticada por sua complexidade excessiva e falta de clareza, o que pode desencorajar espectadores menos pacientes.Análise da Narrativa
A narrativa de Ranpo Kitan: Game of Laplace é um ponto de discussão entre os críticos e os espectadores. Muitos elogiam a abordagem narrativa não linear e o mistério envolvente, que mantêm os espectadores em suspense. No entanto, outros criticam a falta de clareza e a complexidade excessiva, que podem dificultar a compreensão da trama. A série é frequentemente vista como um desafio para os espectadores, o que pode ser visto como um ponto positivo ou negativo, dependendo da perspectiva.- A narrativa é intrigante e mantém os espectadores em suspense.
- A complexidade e a falta de clareza podem ser frustrantes para alguns espectadores.
- A abordagem narrativa não linear é uma escolha ousada, mas nem sempre eficaz.
Desenvolvimento dos Personagens
O desenvolvimento dos personagens em Ranpo Kitan: Game of Laplace é outro aspecto que divide opiniões. Alguns espectadores apreciam a profundidade e a complexidade dos personagens principais, como Shōgo Makishima e Kei Narumi. No entanto, outros acham que os personagens são superficiais e pouco desenvolvidos, o que pode prejudicar a empatia do público. A dinâmica entre os personagens é frequentemente elogiada, mas a falta de backstory clara para alguns personagens secundários é criticada.- Os personagens principais são bem construídos e têm personalidades complexas.
- Alguns personagens secundários são subaproveitados e carecem de desenvolvimento.
- A dinâmica entre os personagens principais é um ponto forte da série.
Aspectos Visuais e Sonoros
Os aspectos visuais e sonoros de Ranpo Kitan: Game of Laplace são amplamente elogiados. A estética visual da série é considerada impressionante, com designs de personagens e cenários que capturam perfeitamente a atmosfera sombria e misteriosa da história. A trilha sonora também é destacada positivamente, com músicas que complementam perfeitamente as cenas e ajudam a criar uma atmosfera tensa e envolvente. Esses elementos são frequentemente citados como os maiores pontos fortes da série.- A estética visual é impressionante e captura bem a atmosfera da série.
- A trilha sonora é excelente e complementa perfeitamente as cenas.
- Os designs de personagens e cenários são bem executados e adicionam depth à narrativa.
Rampo Kitan: Game of Laplace
Título: Ranpo Kitan: Game of Laplace
Gênero: Mistério
Produção: Aniplex, Dentsu, FUNimation EntertainmentL, Fuji TV, Lerche
Diretor: Seiji Kishi
Data de estreia: 03 de Julho de 2015
Data de término: 18 de Setembro de 2015
Emissoras: Fuji Television Network (Noitamina), Noitamina
Número de episódios: 11
Website Official: https://www.rampokitan.com/
Personagens de Ranpo Kitan: Game of Laplace
Elenco de Ranpo Kitan: Game of Laplace
Se passa em uma escola secundária onde ocorre uma série de assassinatos. Kobayashi é o principal suspeito e tenta provar sua inocência junto com seu amigo Hashiba quando conhecem Akechi, um jovem e gênio investigador que chega para tomar conta do caso. Kobayashi se interessa pelo estilo de vida de Akechi e, apesar da relutância de Hashiba, ambos se tornam assistentes de Akechi.
Série de televisão anime japonesa
A história segue duas vertentes: Um background misterioso com um vilão generalizado e uma série de casos isolados que são prontamente combatidos por Akechi. A ligação entre as duas vertentes é que o vilão de cada caso é o mesmo que o do background, apesar de serem personagens diferentes.
Foi uma tentativa de imitar a genialidade de Edogawa Ranpo, mas apesar de o background ser muito bem montado, os casos isolados são superficiais e quebram parte do suspense quando as respostas são simplesmente jogadas ao léu e os casos são solucionados com pistas que sequer aparecem na história.
Cada personagem exala a própria personalidade de uma forma que apenas olhando seu design já é possível entender seu comportamento. O anime tem traços robustos e realistas no background, que combinam com a seriedade da história por trás de tudo.
Sobre os personagens
Um ponto interessante de ressaltar também é a caracterização de personagens que não fazem parte da plot principal, que ficam ofuscados. Apenas aparecem os personagens que são de interesse para Kobayashi e Akechi e assim que deixam de ter importância, são ofuscados novamente.
Isso ajuda, inclusive, a entender um pouco do que se passa na mente de cada um, pois Kobayashi apenas enxerga aqueles que o tiram do tédio que sempre o seguiu durante a vida enquanto Akechi apenas enxerga aqueles que têm alguma importância nos casos em que investiga.
Kogorou Akechi é um personagem recorrente no Japão, assim como Sherlock Holmes na Inglaterra. É o personagem mais aclamado de Edogawa Ranpo que deve estar se revirando no túmulo. Enquanto nas obras de Edogawa, Akechi é um investigador de meia-idade, casado e com filhos, no anime é um jovem de 17 anos que não frequenta a escola por fazer parte de um programa de prodígios do governo e trabalha solucionando os casos mais complexos.
Nota-se seu completo desinteresse por qualquer coisa que não seja derrotar o vilão da história, Vinte Faces.
Yoshio Kobayashi é uma menção ao mesmo Kobayashi das obras de Edogawa que aceitava se vestir como uma menina para ajudar nas investigações de Akechi. No anime, ele é um garoto andrógino (que apresenta características de ambos os gêneros) que não se importa de ser confundido com uma garota e inclusive gosta de se vestir como uma.
Período escolar
Ele é completamente entediado durante a escola, mas quando é acusado de assassinato, levado em custódia e ainda tem a oportunidade de se tornar assistente de Akechi provando a própria inocência, todo seu tédio acaba e ele começa a enxergar todo esse desafio como uma forma de diversão.
Mas apesar de sua participação efetiva na história parecer que termina aí, pois no que se segue ele observa Akechi solucionar cada caso apenas reafirmando as evidências encontradas por ele, um plot twist surpreendente promete mudar essa aparência…Souji Hashiba tem um crush não declarado por Kobayashi e faz tudo para protegê-lo.
Aparentemente não é muito importante… (Não confie nas aparências) Vinte Faces pode ser bem generalizado no início como um vilão “público”, por assim dizer, mas as leis que regem o universo aparentam indicar o contrário…
Satoki Iida, diretor de som, acertou em cheio na ambientação sonora do anime. As músicas de fundo realmente tocam nossas emoções e os efeitos sonoros causam um efeito dramático que nos fazem até mesmo ignorar nosso senso crítico e nos transporta para dentro do anime sem passagem de volta.
Speed to Masatsu de Amazarashi
A abertura Speed to Masatsu de Amazarashi consegue nos preparar para a sucessão de acontecimentos que a seguem e o encerramento Mikazuki de Sayuri traduz os sentimentos ao final de cada episódio de forma surpreendente.
Apesar de toda história no background ser impressionante, os casos em particular quebram algumas das expectativas ao apresentar soluções muito superficiais para alguns casos que podemos visivelmente notar que são muito bem montados, mas não foram nada aproveitados em seu potencial máximo.
Sem contar que o anime foi baseado nas obras de uma lenda do gênero e, neste contexto, deixa muito a desejar no início, pois observamos uma grande distância entre o que o anime propõe e o que realiza, de fato.
Mas o plot twist nos últimos episódios faz tudo valer a pena! Então apenas precisamos passar por alguns episódios de pouquíssimo desenvolvimento para chegar a um fim surpreendente e que realmente consiga superar as expectativas, mesmo sendo previsível em alguns momentos.
E ainda, o final tem um gostinho de quero-mais, será que vem uma continuação, por aí?
Multiverso Comicon – Sou um grande fã de obras de quadrinhos nacionais.
Na minha opinião, o anime Ranpo Kitan: Game of Laplace é superestimado. Não entendi a hype toda.
Nossa, que absurdo! Como alguém pode gostar de Ranpo Kitan: Game of Laplace? É uma perda de tempo total!
Não entendi o hype em torno de Ranpo Kitan: Game of Laplace. Achei bem chato.