Sunshine – Alerta Solar
Sunshine – Alerta Solar é para quem gosta de ficção científica à moda tradicional, ou seja, daqueles que dão uma visão pessimista do futuro da humanidade e do planeta.
Ainda mais hoje em dia parecendo cada vez mais lógico e realista, vai curtir este filme britânico.
Sunshine – Alerta Solar
É o trabalho do consagrado Danny Boyle, que fez muito sucesso com Extermínio (28 Days Later, aquela fita de mortos vivos e Apocalipse). Mas que em sua irregular carreira tem outros filmes legais como Cova Rasa (onde revelou o então amigo Ewan McGregor), o cult Trainspotting, o subestimado A Praia, e o simpático Caído Céu.
Ele resolveu reunir novamente a equipe de Extermínio e partir para uma ficção uma história poética e novamente apocalíptica. Daqui a 50 anos, o nosso sol já estará morrendo (parece que isso irá acontecer embora supõe-se que não tão prematuramente) e uma expedição multinacional está a caminho para tentar provocar explosão e assim reabilitá-lo.
Já houve outra anteriormente só que mal sucedida. Bem de acordo com o gênero (e fitas como Event Horizon baseado em Phillip Eisner), eles começam a ter problemas com a viagem desde quando tomam uma decisão errada. Quando decidem ir procurar a nave que parece ainda intacta. E dali em diante tudo vai sair errado.
O roteiro não é muito original. Tem coisas de 2001 e 2010 (com tripulantes enlouquecendo), momentos dignos de Alien, instantes de Armaggedon. Mas é no visual que o filme se diferencia. Os efeitos especiais não procuram impressionar pela precisão, é quase como se tivessem feito uma opção estética, pela poesia.
Há também problemas graves com a condução dos atores, onde com a exceção de Cillian Murphy (Café da Manhã em Pluto) e seus espantosos olhos azuis, todos os outros se perdem e quase se comprometem. Isso inclui o até então promissor Filho de Jane Fonda, Troy Garity (que faz Harvey, que herda o cargo de comandante), o astro de Quarteto Fantástico Chris Evans formando uma equipe de 8 muito irregular.
Ó, Pai, ÓOutra Exceção: a interessante Michelle Yeoh de O Tigre e o Dragão que tem o papel irregular da ecológica.
Sem dúvida levanta algumas questões, foge do trivial americano do gênero, pode mesmo chegar a algumas questões existenciais. Não é nenhuma obra-prima.
Referência do filme
Sunshine – Alerta Solar (Sunshine). Inglaterra, 2007. Direção de Danny Boyle. Roteiro de Alex Garland. Com Cillian Murphy, Troy Garity, Chris Evans, Rose Byrne, Cliff Curtis, Hiroyuki Sanada, Mark Strong, Michelle Yeoh., R.107.
Multiverso Comicon – Sou um grande fã de obras de quadrinhos nacionais.
Arthur e os Minimoys