Uma Vida Doce – Marcello Mastroianni

Uma Vida Doce Marcello Mastroianni

Lançado numa época ruim, pouca gente assistiu este belo documentário exibido em Cannes em homenagem aos dez anos da morte do maior ator do mundo Marcello Mastroianni – Uma Vida Doce.

Filme Uma Vida Doce

Filme Uma Vida Doce
Filme Uma Vida Doce

Exagero? Talvez, digamos o maior ator de cinema. Nenhum outro tem uma carreira tão esplêndida, com uma figura tão humana, tão versátil, perfeito símbolo do melhor cinema do mundo (que era o cinema italiano dos anos 50-70).

Não é à toa que foi o ator preferido do genial Fellini e junto com sua amiga Sophia Loren foram os dois únicos astros italianos que ficaram famosos em Hollywood. Ele nunca quis aprender inglês direito para não ter que filmar lá, embora tenha tido caso famoso com Faye Dunaway.

O Amor Não Tira Férias

E Marcello foi indicado ao Oscar e ganhou duas vezes como melhor ator em Cannes.

Este filme usa como base uma entrevista que ele fez nos anos 70 para a Raí e é o único momento em que aparece Sophia Loren, já que ele recusou dar entrevistas para este projeto, assim como também a estonteante Virna Lisi.

Drama e comédia 

Drama e comédia 
Drama e comédia

Mas contou com a colaboração das duas filhas dele, a mais velha Bárbara que nunca vimos direito, porque se escondia da imprensa e da mais nova, Chiara Mastroianni que é filha de Catherine Deneuve, outra ausente. Elas revelam aspectos curiosos da personalidade deste ator que fingia ser indolente e indiferente, mas que Tornatore pegou várias vezes estudando o personagem às escondidas.

Mas que nunca deu uma má interpretação. Ouvimos o depoimento antigo de seu descobridor Luchino Visconti, e dos outros ainda vivos, Lina Wertmuller, Ettore Scola (parceiro de muitos filmes), Mario Monicelli (Os Companheiros), Luigi Magni, Marco Bellochio, Roberto FAenza (que o dirigiu em Sostiene Pereira, Páginas da Revolução, talvez seu último grande filme).

Filme Feliz Natal

Temos Cenas de bastidores de Olhos Negros. Revemos trechos de seus primeiros filmes, de alguns com Fellini, de Dias de Amor (com Marina Vlady), de o Belo Antonio (Claudia Cardinale muito envelhecida diz que Marcello foi apaixonado por ela, o que é confirmado por outros).

Enfim, uma viagem nostálgica deliciosa para fãs de Marcello e do cinema italiano. Para se ter em casa.

Referência do filme

Referência do filme
Referência do filme

Marcello Mastroianni; Uma Vida Doce (Marcello: Uma Vita Dolce) Italia, 2006. Direção de Mario Canale, Ana Rosa Morri.

Claudio gomes

Multiverso Comicon – Sou um grande fã de obras de quadrinhos nacionais.

Músicas de filmes – A experiência que complementa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *