Animação Online

A sexualização no cosplay: uma discussão polêmica

Neste artigo, exploramos as controvérsias, incluindo a sexualização no cosplay, a representação de gênero e a inclusão de todas as formas.

Sexualização no cosplay

Sexualização No Cosplay
Sexualização No Cosplay

Conheça a polêmica sobre a sexualização no cosplay e como ela afeta a representação. Entenda a importância da inclusão e diversidade no mundo do cosplay.

Leve em consideração os pontos de vista de ambos os lados, pois já sabemos que vamos receber muitas críticas e elogios, mas precisamos explicar a nossa opinião e de outros também. Lembrando que contamos sempre com a opinião de todos.

Enquanto alguns tem qustionado que o cosplay é uma forma de criatividade e auto expressão, outros acreditam que é frequentemente objetificado e sexualizado.

Cosplay e o corpo: a inclusão de todas as formas

Cosplay E O Corpo
Cosplay E O Corpo

O cosplay é uma forma crescente de expressão artística e diversão no mundo, mas também está recebendo algumas críticas por questões de inclusão e diversidade.

Em alguns eventos já foram recebidas queixas de algumas pessoas que frequentemente, é visto como sendo apenas para pessoas magras e atléticas, e que deveria ser mais inclusivo.

Já fui em um evento que parecia fisioculturismo e não um evento de cosplay.

Sexualização no cosplay

Sexualização no cosplay
Sexualização no cosplay

Alguns grupos de redes sociais tem questionado que o cosplay é frequentemente sexualizado, especialmente em relação às mulheres e às pessoas não-binárias. Isso pode incluir a utilização de trajes sexualizados, poses sensuais e fotografias que colocam em destaque as partes do corpo de maneira explícita.

Por outro lado, há aqueles que tem batido na tecla que o cosplay é uma forma de expressão artística, e que a sexualização é uma escolha pessoal dos participantes.

Outras dicas:  Anime Multi Geek no shopping de Cachoeirinha - RS

Conteúdo sexual e violência nos animes: A responsabilidade dos produtores

Conteúdo Sexual E Violência Nos Animes
Conteúdo Sexual E Violência Nos Animes

Alguns animes são criticados por conter conteúdo sexual explícito ou violência extrema, e por ser considerado inapropriado para jovens e crianças. Esses argumentos são usados ​​para questionar a moralidade da exibição de tais animes em público, especialmente em eventos de cosplay. 

No entanto, há aqueles olhando o cosplay sendo simplesmente uma forma de expressão artística, e que os participantes devem ser livres para interpretar qualquer personagem que desejem, independentemente do conteúdo.

O conteúdo sexual e a violência em animes têm sido objeto de críticas por muitos grupos de defesa de direitos humanos. Alguns pessoas dizem que esses temas são gratuitos e inapropriados, especialmente quando retratados de maneira explícita e violenta.

Já encontrei em eventos e sempre escuto os dois lados e muitos dizem que esses temas são importantes para a história e a mensagem dos animes, e que é responsabilidade dos produtores garantir que sejam retratados de maneira adequada e respeitosa.

A preocupação com as crianças e jovens

Preocupação Com As Crianças E Jovens
Preocupação Com As Crianças E Jovens

Além das críticas ao conteúdo explícito e violento em si, há preocupações quanto a sua acessibilidade a crianças e jovens. Muitos pais e educadores temem que esses conteúdos possam influenciar negativamente a forma como as crianças e jovens entendem a sexualidade e a violência.

É importante lembrar que as crianças e jovens são particularmente vulneráveis e suscetíveis à influência de mídia e entretenimento.

A importância de seguir normas e regulamentos

Seguir Normas E Regulamentos
Seguir Normas E Regulamentos

Por fim, é importante destacar a importância de seguir normas e regulamentos quanto ao conteúdo sexual e violento em animes. Essas normas e regulamentos são criados para proteger as crianças e jovens de conteúdos inapropriados e para garantir que o entretenimento seja oferecido de forma responsável e ética.

Além disso, é fundamental que as empresas responsáveis pelo entretenimento sigam essas normas e regulamentos para garantir a segurança e o bem-estar dos consumidores.

Outras dicas:  TUDUM JAPAN - setembro com trailer na Netflix

Argumentos a favor e contra

Argumentos A Favor E Contra
Argumentos A Favor E Contra

Sempre vamos encontrar os dois lados da história em tudo sendo a favor e contra a representação de conteúdo sexual e violência em animes. Existe o lado que sempre dirá que esses temas são uma parte importante da cultura anime e devem ser representados de maneira realista e contextual. Outros tem como base que esses temas são explícitos e desnecessários, e que os produtores devem ser mais cuidadosos ao abordá-los.

Em resumo, o cosplay e o conteúdo sexual e violento em animes são temas complexos e controvertidos. Enquanto alguns defendem, outros se preocupam com a sexualização excessiva desses personagens.

Outros sites como referência:

ptanime.com/attack-on-titan-cosplayer-criticada-pelos-fas-por-estar-muito-sexualizada/

cosplace.com.br/cosplay-feminino/

otakupt.com/cosplay/cosplayer-brasileira-criticada-por-sexualizar-nezuko-de-demon-slayer/

95 Comentários
  1. Luan Nascimento Diz

    Cara, o único ponto que eu acho relevante é o tweet que foi feito no perfil da SNK, mas não vai ter textão pra dizer “eu sou inteligente”, o funcionário está errado e merece ser punido, pronto.

    Sobre sexualização dos jogos é algo inútil de discutir, vai ter gente que vai gostar de um personagem pelo físico mesmo, e tem outros que vão procurar saber mais do personagem. Tem gente que acha que é ridículo o cara ou uma garota ter fetiche por personagens de jogos/quadrinhos, mas acha lindo defender eles mesmo sabendo que não existem e que não agregará nada na vida real.

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigado Luan Nascimento pela sua contribuição para esta discussão. Estou de acordo com o que você disse, acho que o tweet da SNK foi um grande erro e que o funcionário deveria ser punido.

  2. Victor Martins Diz

    Eu não sei, talvez seja ignorância de minha parte, mas eu encaro a sexualização nos vídeo games como doença. Como eu falei e repito, pode ser ignorância minha.

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigado pela sua opinião, Victor Martins. Entendo que essa é uma discussão polêmica e que cada pessoa tem o direito de expressar sua opinião. Agradeço por se expressar de forma honesta e refletindo sobre a possibilidade de estar errado.

  3. Diego Oliveira Diz

    mas aconteceu uma coisa parecida com a Arc System Works esses dias. Basicamente eles deram re-tweet em uma fan art sexy da personagem Jack-O…não tinha nudez nenhuma, mas tinha destaque no bumbum dela, e deu uma polemica, muita gente reclamando

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigado pela sua contribuição, Diego! É realmente preocupante ver que a sexualização ainda é um problema comum na cultura do cosplay. Eu acho que é importante que todos estejamos atentos ao assunto e lutemos para que essas questões sejam tratadas de forma responsável.

  4. Thiago Silva Diz

    Acho que há um pouco de desonestidade intelectual da parte de quem acha que fazem personagens masculinos mais “chamativos” pra agradar o público feminino. Quem fala isso no fundo sabe que é mentira. Lumberjack Ryu não foi feito pra agradar mulher, mas sim é um contexto dentro da lore de Ryu (treinar isolado nas montanhas). Ao contrário de Cammy que não tem QUALQUER explicação no contexto pra ela ter um traje oficial do Exército Britânico SEM CALÇAS. Ou de todas as mulheres do SFV terem um traje de banho e homens não. A grande verdade é que, se há uma “sexualização” masculina em jogos de luta pra que NÓS HOMENS nos identifiquemos. Eu como um homem negro na faixa dos 30 anos me identifico com o Balrog por ele ser negro, boxeador e rico. Eu não gosto do Balrog porque “quero comer ele”, mas sim porque eu gostaria de ser que nem ele na vida real (tirando a parte de ser um criminoso e trabalhar pra Shadalloo, claro). Pra ilustrar melhor meu ponto recomendo o vídeo A Masculinidade e o Homem: o tipo físico de Hollywood do canal mimimidias (link:: https://www.youtube.com/watch?v=C3UxbE3Ste8).

    Enfim, só vou me convencer de que uma empresa de jogos de luta tá fazendo um char masculino pra fanservice das garotas se ele levar em conta algo que MULHER goste (um char baseado no Caio Castro, por exemplo). Do contrário, no máximo é pra nós homens olharmos e pensar “gostaria de ser que nem esse cara”.

    1. Claudio gomes Diz

      Muito obrigado Thiago Silva pelo seu comentário! Concordo plenamente com o que você disse, a sexualização masculina nos jogos de luta é muito mais para que os homens se identifiquem e não para agradar o público feminino. O vídeo que você recomendou é excelente e mostra bem isso. Obrigado novamente por compartilhar sua opinião!

  5. Fabiana Nascimento Diz

    Fanservice no sentido +18, é a coisa mais broxante em vários sentidos por incrível que pareça, pois além de não representar um público em geral , está sexualizando e tratando novamente a mulher como objeto sexual, ignorando toda a Lore e construção da personagem para apenas um par de peitos.(como dito no vídeo)

    Quer um exemplo? A Mika de StreetAlphaII e V, é algo exagerado,chamativo e enjoativo até para um cara hétero.
    E tbm temos a Laura que podia ter um enorme desenvolvimento e uma Lore boa envolvendo o JiuJitsu , mas a Capcom decidiu colocar um par de tetas e uma roupa curtinha sem sutiã, fds o resto.

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigada pela sua opinião, Fabiana Nascimento. Concordo que é frustrante quando as personagens são reduzidas a um par de peitos e uma roupa curtinha. Acho que o ideal é que a construção de personagens seja feita de forma que as mulheres sejam representadas como seres humanos completos, com suas próprias histórias, personalidades e habilidades.

  6. André Sousa Diz

    Ah sim, tbm existe um porém, uma personagem com personalidade menos pra frente e provocante ter um Luke sexual e tipo incoerente com designer de roupas, agora e fato que se a personagem do samurai tem uma história e que ela quer servir um mestre dela e joga isso para o consumidor, me desculpe mas está claro que intenção vê atraí feticheiros, não quero parecer rude mas sabemos que porn indiretamente e o que eles querem, e é de observar que japoneses sabe muito bem desse público tanto lá dentro quanto aqui fora. Sei que tu entende pois já estudou sobre esses conceitos, sabe bem o que quero dizer

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigada pelo seu comentário, André Sousa! Você trouxe uma discussão interessante sobre a sexualização no cosplay. Concordo que é importante manter o personagem coerente com o designer de roupas e com sua personalidade. Entendo o que você diz sobre a intenção de atrair feticheiros e que os japoneses sabem muito bem disso. Aprecio que você tenha citado meu estudo sobre esses conceitos. Agradeço pela sua contribuição para a discussão.

  7. Sara Castro Diz

    Samurai shodown e o único jogo +18 da SNK, por que tem sangue, ele se basear no Japão feudal que foi a época mais sangrenta da história do país, ir com isso eles podem colocar qualquer tipo de personagem, tem até criança no jogo, então não é um jogo para todos, igual a GTA, então a iroha se encaixa no jogo, por que o jogo em si dar essa possibilidade, mesma usando uma roupa de empregada ela se encaixa na proposta do jogo, sobre o cara do perfil do oficial do samurai shodown concordo com você, a SNK fez o certo ter dado um puxão de orelha nele, sobre jogos ou quadrinhos a grande maioria são homens que consome, então é preciso agradar esse público, igual as novelas que a maioria são mulheres que consomem, e sempre mostra homens ricos bonitos que sempre andar sem camisa ou roupas apertadas principalmente em novelas mexicanas, e por último sobre SNK heroínas e kof for Girls os dois são feitos para agradar o público asiático, e não ocidental, por exemplo no kof for Girls tem água termais e no SNK heroínas tem uma zoeira sobre o terry ter virado mulher que algo parecido com hanna e meio, e algo visto como cômico por lá no Japão

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigada pela sua contribuição, Sara Castro! É interessante como você destacou as diferentes formas de sexualização no cosplay e como elas se relacionam com o público consumidor. Fico feliz que você tenha compartilhado sua opinião sobre o assunto!

  8. Samuel Ribeiro Diz

    Só venho dizer uma coisa.
    Mesmo em traço de shoujo mangá, o Terry ainda tem cara de estivador cachaceiro. Esse esteriótipo a SNK fez tão bem feito que não vai sair NUNCA do Terry

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigada, Samuel! Eu concordo que o Terry tem essa imagem de estivador cachaceiro, mas também acho que isso é parte do que faz dele um personagem tão icônico. É por isso que ele ainda é tão adorado e reconhecido, mesmo após tantos anos!

  9. Wagner Lopes Diz

    Pessoalmente não gosto de exageros, eu assisto um filme gostei e pronto não procuro saber nada dos atores, eu me julgo fan de nada gosto de anime mas detesto cosplay, pensar em marmanjos vestido de desenho me vêem a mente uma infantilização de adultos , não sei se isso tem a ver com o assunto mas me veio a mente, e Dio não assisti vingadores ultimato na real assisti apenas o 1 e achei uma merda desde então evito filme de heróis nada contra quem curte mas eu não gosto, a antes que eu esqueça quando vejo pesquisa falando tal personagem e o mais procurado no xvideos me vêem a mente puts quanto doente.

    1. Claudio gomes Diz

      Oi Wagner Lopes, obrigada por compartilhar suas opiniões aqui. Compreendo que você não goste de exageros e que prefira manter-se afastado do cosplay, mas entendo que cada um tem seu próprio gosto. Agradeço também por compartilhar suas opiniões sobre o filme Vingadores: Ultimato e sobre o assunto em questão. É triste ver que a sexualização está presente em diversos contextos, mas é importante discutirmos sobre isso para encontrarmos soluções. Obrigada novamente pela sua contribuição!

  10. Mariana Costa Diz

    Sobre o fan service e algo que funciona, se a iroha não fosse sexualizada ninguém estaria falando dela, ela não seria uma personagem relevante, seria apenas mais uma no jogo, e se nós olhamos bem as personagens mais populares dos jogos são sexualizadas, Mai, cammy, Anna, ada wong, mileena, ivy e outras, isso chamar atenção para as personagens e criar fãs clubes para elas, a Mai mesmo se a snk colocar uma roupa comportada para ela no kof 15 e bem capaz os produtores da snk receber ameaças de morte kkkkkk

    1. Claudio gomes Diz

      Oi Mariana, obrigado pela sua contribuição para a discussão. É interessante como a sexualização das personagens tem um impacto tão grande na popularidade delas. Acho que é importante reconhecer que as pessoas tem reações fortes às mudanças nos seus personagens favoritos.

  11. Leonardo Alves Diz

    concordo plenamente com você muitas vezes eles acabam exagerando na sexualização dos personagens e deixam até de ser fan service.

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigada, Leonardo Alves! É muito importante ter essa discussão e compartilhar nossas opiniões. A sexualização no cosplay pode ser um tópico polêmico, mas é importante que todos sejam respeitosos e mantenham o foco na diversão.

  12. Fernanda Campos Diz

    Sabe, hoje em dia é difícil achar gente que julgue corretamente as coisas, eu concordei com a maioria dos seus pontos, principalmente com o do Kof from girl’s. Estou animado pra ver mais conteúdo assim, e me interessei muito naquele assunto de disinig de personagem, seria muito legal ver um vídeo seu sobre esse assunto.

    1. Claudio gomes Diz

      Oi Fernanda, obrigado por ler meu post e por concordar com os pontos que eu abordei. Fico muito feliz em saber que você se interessou pelo assunto do disinig de personagens e que gostaria de ver um vídeo meu sobre esse tema. Vou levar isso em consideração para futuros conteúdos! Obrigado novamente por comentar.

  13. Gabriela Martinez Diz

    Ótimo artigo, concordo com a maioria dos pontos citados, embora ainda veja que tem um ponto que não é fácil de abordar e ele passa com a quebra de uma barreira metafórica que quase se torna física.

    Um adendo em relação a um ponto que você citou no vídeo (que até renderia outro) do Dead or Alive, MK 11 e outros jogos, claro, a Iroha no Samurai Shodown também entra nesse ponto: PRÉ – CONCEITO!!!

    Sim, não falo da outra palavra, mas sim da idéia de julgar algo ao ver uma imagem, vídeo curto e etc. O que me deixa no veneno é sobre como é fácil alguém tecer críticas pesadas à várias camadas de um produto só pela visão que uma parte do todo oferece. Muito jornalista, jogador profissional ou até mesmo alguém que reclama que não há diversos estilos de jogos de luta (sim, existe tipo de mala) criticam jogos por fatores alheios do que realmente importa: JOGABILIDADE!!! Dead or Alive pelo seu fanservice é o caso mais famoso, muitos criticam o ar mais malicioso no jogo, mas nenhum deles sabe explicar o básico do sistema de combate, se ele é bom ou ruim no caso, pois claramente não jogou ou sequer citam ou testam a versão gratuita que existe, afinal: Se é só isso que o jogo mostra é só isso o que ele tem a oferecer…

    É muito fácil, de verdade, julgar, executar e massacrar qualquer coisa hoje, só de achar que é errado, mesmo com o “belo discurso” que existe em “abraçar e conhecer as diferenças”, fica bem fácil de ver que ninguém se atreve a passar da primeira linha para algo novo, diferente.

    Quem já foi acusado, julgado e até punido de alguma situação, mesmo sem nem ao menos saber qual é o problema, ou até quem é mais esperto de verdade, sabe como as pessoas não querem mudanças no status quo. E entenda, isso vem dos dois lados da moeda. Muito menos verem que estão erradas. Sim, a grande verdade e que ninguém tem coragem de admitir é que as pessoas vão buscar, caçar e se não acharem, vão criar coisas para culpar quem ou o que eles acharem errado. É uma tortura, um martírio para alguém que erra, saber que não detém toda a verdade do mundo.

    1. Claudio gomes Diz

      Muito obrigada pela sua contribuição, Gabriela Martinez. Você trouxe um ponto interessante para o debate, que é a dificuldade de abordar a quebra de uma barreira metafórica. Compartilho sua preocupação com a facilidade que as pessoas têm de criticar algo só por causa de uma parte do todo. Concordo que muitas vezes as pessoas não se atrevem a passar da primeira linha para algo novo, diferente e que ninguém tem coragem de admitir que está errado. Obrigada por compartilhar esse pensamento!

  14. Tiago Nascimento Diz

    Dead or alive Começou Com um contexto de meninas peitudas lutando com o ninja Gaiden.
    Samurai shodown não. Então essa sexualizacao é tosca e desnecessária sim

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigado, Tiago Nascimento! Concordo que a sexualização no cosplay pode ser desnecessária e tosca. Acho que é importante lembrar que o cosplay é sobre a diversão e criatividade, então vamos nos divertir!

  15. Érica Rodrigues Diz

    Eu até entendo a sua linha de raciocínio, mas discordo completamente. Afinal, que controle de danos é esse que a SNK está fazendo? O tweet ”ofensivo” com as prints da Iroha compartilhado pelo adm teve ao menos 12.700 likes. Isso é quase o total de seguidores da página do SamSho. Nem mesmo do ponto de vista comercial faria sentido desagradar 12.7k de pessoas para agradar os 500 que deram like naquele pedido de desculpas. Ao meu ver, isso demonstra uma clara falta de sintonia entre a empresa e o consumidor. E outra, eu sempre insisto na narrativa de que a ficção não tem que ser um espelho da realidade. Se um adulto(que é o público alvo desse jogo) não entende que não pode reproduzir na vida real o que vê numa obra de ficção, quem tem que pagar o pato não é o criador do jogo, tão pouco a pessoa que consome esse tipo de conteúdo e sabe diferenciar realidade de ficção. O que mais me incomoda nessa história toda é que esse pedido de desculpas abriu um precedente para a patrulha da ofensa do Twitter colocar a empresa contra parede quando bem entender. Patrulha essa que conseguiu impor censura até no My Hero Academia, quem dirá na SNK. Eu não sei quanto a você, mas a ideia de viver em um mundo sem liberdade criativa/de expressão não me soa bem. Infelizmente, é exatamente esse o mundo que as pessoas estão construindo.

    1. Claudio gomes Diz

      Oi, Érica. Muito obrigada por compartilhar sua opinião. Concordo que a censura imposta pelas patrulhas do twitter é preocupante, pois limita a liberdade criativa e de expressão. No entanto, acredito que é importante discutir o assunto da sexualização no cosplay e entender como isso afeta o público alvo. Agradeço mais uma vez por sua contribuição!

  16. Aline Martins Diz

    Concordo a respeito do “fazer o que pensa” em perfil da empresa. Precisa ser formal e focado conforme o método. A empresa não pode manifestar um lado pois, realmente, separa o público. É como você estar na casa de alguém e entrar sem pedir licença. Não devemos ser tão radicais.

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigado pela sua contribuição, Aline! Concordo totalmente com o que você disse, é importante que a empresa mantenha um perfil formal e focado para não desagradar seus clientes. É uma questão de respeito e boas maneiras.

  17. Danilo Martins Diz

    Cara, você me lembrou da felicia de darkstalkers, ela tem uma história maravilhosa mas no final e uma personagem dedicada a sexualização, a questão e que não quero cagar regra mas olhando pela história dela , me deixa triste que ela e fetiche neko

    1. Claudio gomes Diz

      Oi Danilo, obrigado por seu comentário. A Felicia é realmente uma personagem maravilhosa e a história dela é incrível. Entendo que a sexualização de personagens femininas possa ser problemática, mas acredito que cada um tem o direito de interpretar esses personagens como quiser. Acho importante que todos possam se expressar livremente, respeitando os limites de cada um. Obrigado por compartilhar sua opinião!

  18. Pedro Alves Diz

    Meu Deus, quem chamou a atitude da SNK de censura NÃO FAZ A MÍNIMA IDEIA do que é censura…
    Em NENHUM MOMENTO a SNK proibiu o cara de falar aquilo. Se ele quisesse falar no perfil pessoal dele, ele poderia com certeza. O que a SNK fez foi exatamente o que o Dio falou no vídeo: Contenção de Dano.

    “Oh, essas crianças nascidas no verão que não conhecem o que é o inverno” (Game of Thrones)

    1. Claudio gomes Diz

      Agradeço a Pedro Alves por compartilhar essa opinião comigo. Concordo que a SNK não censurou o cara, mas sim conteve dano. É uma discussão polêmica e é importante para nós entendermos os dois lados da história. Obrigado por compartilhar!

  19. Guilherme Martins Diz

    E outra coisa, eu acho que esse é um dos grandes motivos para os jogos de luta não serem páreos para os outros eSports, pode ver que os maiores jogos de eSports nenhum tem esse apelo, podem falar em Overwatch, mas é um Flop, e a maior cena da FGC é a de Smash que também não tem esses apelos e é o jogo de luta mais vendido da história mesmo sendo exclusivo, isso de ter que apelar para sexualização tosca para vender é coisa de empresa pequena.

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigado pela sua contribuição, Guilherme Martins! Eu concordo que a sexualização é um problema para os jogos de luta e parece que o Smash tem sido o mais bem-sucedido em se manter longe disso. É uma pena que outros jogos não consigam evitar esse apelo.

  20. Rafaela Sousa Diz

    Parabéns pelo assunto abordado no vídeo Dio, curtir muito este vídeo, de fato eu desconhecia a história da personagem em questão, mas ao saber agora percebi o quanto ela é interessante, percebi que no último vídeo sobre ela acabei sendo um injusto, sem ao menos conhecer de fato sobre sua história e quem realmente ela é. Muito obrigado por fazer estes tipos de vídeos, aprendo muito com eles, não só no âmbito de jogos de luta, mas também em que eu devo procurar conhecer ainda mais sobre o assunto, para que eu possa construir uma opinião verdadeiramente mais tolerante e mais justo, antes de passar sobre a minha opinião.

    PS: Queria agradecer também ao inscrito que mandou um link explicando um pouco sobre a personagem no meu comentário do vídeo do trailer da Iroha, ele foi muito educado e prestativo (como todos os inscritos do canal são kkkk), fico feliz em ter uma comunidade tão bacana como deste canal, jogos de luta ainda para mim, ainda é algo novo e que ainda estou aprendendo sobre algumas coisas e que graças ao canal e ao pessoal que são inscritos, me auxiliam a intender e a gostar cada vez mais desta comunidade. Aqui eu sinto seguro em dar minhas opiniões, mesmo se elas estiverem erradas, aqui de forma alguma sou criticado ou julgado (como outras comunidades de outros canais do YouTube fazem), pelo contrário, aqui as pessoas se ajudam, agem e trazem conversas civilizadas.

    Novamente, parabéns pelo vídeo e muito obrigado por trazer assuntos como esses, onde me ajuda a aumentar o conhecimento ou entender sobre determinados assuntos que ainda sou desconhecidas ou errôneas da minha parte.

    Desculpe pelo texto enorme kkkk.

    Muito obrigado.

    Edit: acabei de achar o nickname do inscrito que mandou o link no meu comentário anterior. O nome dele é DRAGON BLADE. Muito obrigado pela ajuda e por ter me corrigido.

    1. Claudio gomes Diz

      Rafaela, obrigado pelo comentário! Fico muito feliz que você tenha curtido o vídeo e que ele tenha te ajudado a entender melhor sobre o assunto. Agradeço também por fazer parte desta comunidade e por trazer conversas civilizadas. É muito importante para mim ter um canal onde as pessoas se sintam à vontade para expressar suas opiniões, mesmo que possam estar erradas. Um grande obrigado também para DRAGON BLADE, que te ajudou com informações sobre a personagem. Obrigada por estar aqui!

  21. Paulo Ribeiro Diz

    Sinceramente, esse tweet da SNK tomou a proporção que tomou por causa de um problema bem mais amplo que não é citado no vídeo. Mas antes de entrar nisso, só pra deixar claro o que achei da situação:
    1. Eu não achei nada demais do tweet original, enquanto estava no ar a repercussão (likes/retweets) foi extremamente positiva e trouxe exposição pro jogo. A quantidade de pessoas reclamando era ínfima comparado ao engajamento dos fãs que foi gerado, e muita gente inclusive elogiou o perfil por sair da mesmice. Mas..
    2. eu também entendo a posição da SNK de que usar o perfil oficial pra fazer esse tipo de brincadeira pode causar algum problema futuro, não culpo ela por ter deletado o tweet. Apesar de que, pra um perfil de um jogo com temática adulta (rating M nos EUA) que estava fazendo divulgação de uma personagem 100% fanservice como o Iroha, precisar deletar um tweet inofensivo como esse e ainda pedir desculpas é muita hipocrisia. É de se esperar que o público seja maduro o suficiente pra não se sentir ofendido por algo como isso, mas enfim.

    O ponto importante aqui é a repercussão do tweet depois de deletado, e a discussão de “censura”. Qualquer pessoa que acompanha um mínimo da industria de entretenimento (não só jogos), e twitter, sabe muito bem que existe uma minoria barulhenta que se organiza pra atacar seus “desafetos” no Twitter. E como essa minoria tenta tomar pra si temas progressistas, a questão de representatividade das mulheres é um dos principais alvos. Eles não aceitam fanservice, não aceitam que um artista (seja de um jogo, quadrinho, mangá, escolha qualquer mídia) desenhe uma personagem feminina com um corpo atrativo. Eu já perdi a conta de quantos perfis de artistas independentes no twitter foram “atacados” por essa minoria com aquela pergunta “Where are her organs?” (que à essa altura já virou meme). Pior, artistas MULHERES que desenham fanservice (sim, elas existem, e não são poucas) também são atacadas. E é pior quando esses ataques viram exposed ou doxxing, é lamentável, mas acontece. E não é de se estranhar que artistas/jogos japoneses são muito visados, já que eles normalmente não se importam em agradar essa minoria barulhenta, que está concentrada nos EUA. E aí chegamos no tweet da SNK, e porque nesse momento o pedido de desculpas tem mais de 1000 comentários reclamando de censura. Provavelmente a maioria deles entendem que o tweet era impróprio, mas não é por isso que estão irritados. Estão irritados porque a mídia que consomem é atacada de forma constante, empresas/artistas são censurados, ou se auto-censuram por medo de sofrer retaliação, e não querem que isso aconteça com a SNK. E não estão errados, eles precisam fazer isso, porque do contrário o único feedback que os desenvolvedores/artistas japoneses vão ter será dessa minoria barulhenta que não aceita o jogo ter uma mulher sexualizada, e podem achar que eles representam a maioria dos consumidores.

    1. Claudio gomes Diz

      Muito obrigado pela sua opinião, Paulo Ribeiro! Eu concordo que o tweet da SNK foi deletado devido a um problema bem mais amplo do que foi citado no vídeo. Acho que é importante reconhecermos a pressão que a minoria barulhenta exerce sobre os desenvolvedores/artistas e entendermos que eles têm o direito de se expressar livremente sem medo de represálias.

  22. Bruno Soares Diz

    Mimimi do kralho,não concorda com fanservice? Não jogue fighting games(esta enraizado no estilo,sempre vai ter waifus nos games),mas acho justo o cagaço que o administrador tomou da SNK,porra posta no SEU perfil animal kkk ótimo vídeo dio,like e é nóis

    1. Claudio gomes Diz

      Muito obrigado pela sua opinião, Bruno Soares! Concordo que o administrador da SNK tomou uma atitude correta ao lidar com a sexualização no cosplay. Eu também acho ótimo o seu conselho de postar em meu perfil animal. Vou levar isso em consideração! Obrigado novamente pelo seu comentário.

  23. João Santos Diz

    Questão de fan service: Primeiro: fan service não necessáriamente é algo sexualizado, dou como exemplo a inclusão de “rip and tear” (originado no comic) em Doom 2016. Referenciou algo bem conhecido pela fanbase que chegou em ponto de meme numa obra oficial.

    Segundo: a questão do design de personagem é ponto subjetivo, é opinião. E espero que todos entendam que cada um tem a sua. Não gosta do design, ótimo. Não tem problema. Você tem a opção de jogar com outra skin (coisa mais recente com modelos 3D), outro personagem e, se não der ainda, outro jogo. Vida que segue. Não vejo porque se estressar tanto com isso.

    Nem tenho SFV, mas olhei o site com as costumes da cammy e chun-li e olha só o prato cheio pra uma game de fetiche (que eu reconheci, mind you):

    Chun-Li: School uniform, (o que acho que é a intensão) naked apron, wedding dress (yes, lembre que tem gosto pra tudo nesse mundo), Office lady, swimsuit

    Cammy: School uniform, a story me remete à “Going commando” (denovo não sei se é a intenção), wedding dress (junto com zumbie I guess), Zettai ryōiki, swimsuit

    No meu(MEU, por isso cada um tem a sua escolha) , gostei da costume CPT de ambas, da Jill pra Cammy e da Morrigan pra chunli. Por que? Porque esse foi o fanservice que agradou a MIM.

    Acho que em vez de ficar reclamando do design, seria bom pedir OPÇÕES de design.
    How about it?

    (Agora só revisar e a tese de mestrado tá pronta Kappa)

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigado João Santos pela sua contribuição! Concordo que fan service não necessariamente é algo sexualizado e que a questão do design de personagem é ponto subjetivo. Eu também acredito que ter opções de design seria ótimo, pois cada um tem seu próprio gosto. É muito interessante ver as diferentes interpretações de fan service e quais costumes foram escolhidos para cada personagem. Obrigado novamente!

  24. Rafael Souza Diz

    Sinceramente e muita falta o que fazer, o pessoal tá gastando tempo reclamando de bonequinha 3D com pouca roupa, isso é que mas tem em jogos hoje em dia, principalmente em jogos de celular, fazem isso pra chamar atenção e só, igual esses YouTubers que arrumar treta

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigada pelo seu comentário, Rafael! Concordo que muitas vezes as pessoas gastam tempo reclamando de coisas que não são tão importantes. Mas acho que é importante levantar essa discussão, pois ela nos ajuda a refletir sobre o assunto. A sexualização de personagens femininos em jogos, filmes e cosplays é algo que devemos discutir para tentar mudar essa realidade.

  25. Henrique Moreira Diz

    essas meninas acha bonito homem sexualizado sem camisa mostrando o tanquinho e a gente homem só a gente se ferra quando o assunto e mulher ficticia

    1. Claudio gomes Diz

      Oi, Henrique! Muito obrigada por compartilhar sua opinião sobre essa discussão polêmica. Concordo que não é justo que apenas homens sejam criticados quando se trata de sexualização de personagens femininas fictícias. Agradeço muito por sua participação!

  26. Thiago Freitas Diz

    A SNK tem que tomar cuidado com o marketing de seus jogos.

    Quando estavam divulgando SNK Heroines, que é um jogo bem mais sugestivo, a publicadora (NIS) foi bem profissional na divulgação do jogo e interação nas redes sociais.

    Replicar conteúdo do 4chan e postar piada como se fosse um weaboo tarado é totalmente cringe.

    E duvido muito que refletiria em vendas, caso mantivesse as postagens. Muito pelo contrário. Samurai Shodown já é nicho dentro dos jogos de luta porque não é focado em combos e é ambientado no período feudal. Se o jogo ficar com o estigma de Dead Or Alive, vai virar mais nicho ainda.

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigado, Thiago Freitas, pelo seu comentário. Concordo que o marketing deve ser profissional e que a SNK tem que ter cuidado para não cair no estigma de outros jogos. Acho que a SNK está no caminho certo, pois a divulgação do Samurai Shodown foi bem profissional e respeitosa.

  27. Carlos Ferreira Diz

    nem tenho muito o que comentar. Você falou tudo.
    A parte mais certeira foi a de que a SNK é uma empresa e quer alcançar todos os públicos. Por mais que existam games de nicho como KOF for Girls ou o Heroines , da pra ver muito pelo KOF XIV que eles querem tentar alcançar todos os públicos. Na criação do Hein mesmo citaram que o personagem era para atrair o publico feminino.
    Alias, isso até bate com o seu ponto do Urien. Olha a diferença de um personagem feito com o intuito de chamar a atenção das meninas de um cara musculoso como o Urien ou Zangief, por exemplo.
    Sobre a Iroha, acho ela uma personagem muito linda e curti muito a chegada dela no game, mas não vou ficar reclamando por que alguém não gosta por que eu sei que ela não é pra todo mundo.
    Todos tem direito de expor sua opinião sendo de forma sadia e respeitosa.
    PS. Acabei postando um textão rsrs

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigado, Carlos! Fico feliz que você tenha gostado do meu post e que você esteja de acordo com a minha opinião. Estou muito satisfeito de que você compreenda que as empresas querem alcançar todos os públicos e que cada um tem direito de expressar sua opinião de forma sadia e respeitosa. Agradeço por ter lido até aqui!

  28. Laís Oliveira Diz

    Bem DioRod, vi seu vídeo e gostei bastante. Mas percebi que vc não quis polemizar o assunto, por isso acho que devo dar uma opinião. Eu tenho 38 anos e comecei a jogar jogos de luta com Street Fighter 2. Naquela época, a maioria dos jogos era pensando mais no público masculino. Como todo mundo naquela época adorava a Cammy, Chun Li, mas já se passaram 20 anos, e da mesma forma que a indústria de games mudou, eu também mudei. Depois que a gente sai de casa, vai trabalhar, casa e tem filhos, a concepção das coisas muda muito. Não é que a sociedade esteja chata, é que muitos conceitos foram revistos, coisas que eram toleradas antes, hoje não são mais toleradas e a indústria de entretenimento vai ter que acompanhar isso. As pessoas têm que amadurecer e abrir a mente, não podemos achar que nossos preconceitos são justificáveis hoje alegando liberdade de expressão.
    Hoje me incomoda a sexualização de personagens femininas, hoje não acho legal, nenhuma mulher que ser vista como um objeto masculino para satisfazer seus desejos, e as companhias que criam jogos tem que rever seus conceitos. Não consigo conceber uma personagem como Iroha, não acompanho a cena de Samurai, mas um personagem como ela não deveria mais existir, a SNK ainda utiliza conceitos de criação personagens femininas ultrapassados. A Capcom e Bandai Namco também ainda utilizam conceitos estereotipados de criação de personagens, posso utilizar como exemplos a maioria das personagens femininas de Street Fighter 5 e algumas de Tekken e Soul Calibur. Eu acho que as produtoras de jogos de luta deveriam se espelhar mais na NetherRealm, que criou conceito de personagens femininas mais legais e menos estereotipados.
    Os personagens masculinos são criados para os jogadores masculinos se identificarem, porque os femininos não podem ser criados no mesmo intuito? A Iroha era pra ter sido criada dessa forma, era para o seu conceito ter sido modernizado, que por mais que se tente justificar a forma que a personagem foi concebida, ela foi concebida para agradar o público masculino, que pra mim é uma forma ultrapassada de criação de personagens femininos.
    Quero só enfatizar que essa é minha opinião, não quero polemizar e muito menos gerar discussão, mas dar meu ponto de vista, de uma pessoa que amadureceu e que acredita que todos os outros bem mais jovens com o tempo também vão amadurecer e rever seus conceitos.

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigado Laís Oliveira, por compartilhar suas reflexões e opiniões sobre o assunto. É importante que as pessoas saibam que é possível amadurecer e rever seus conceitos, independentemente da idade. Agradeço muito por sua contribuição para a discussão!

  29. José da Silva Diz

    Lógica feminina ou galera reclamando=Anda na rua quase nua parecendo gp, fazer vídeo rebolando shortinho no talo ok.
    Personagem feminina pouca roupa= sexualização e um absurdo acima dos padrão beleza, tem que muda.
    Imagine os homens começa reclama genjuro ou wai fu ou Urien sem camisa e os cara tudo corpo atlético daqui pouco todos mundo jogando skins árabe para não ter reclamação.

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigado pela sua opinião, José da Silva. Concordo que a sexualização de personagens femininas pode ser um absurdo acima dos padrões de beleza. Acho que é importante lembrar que a sexualização não é exclusiva das personagens femininas e que, se queremos mudar a forma como as mulheres são retratadas, também precisamos olhar para os personagens masculinos.

  30. Patrícia Barbosa Diz

    Gostei de como de expressou, Vc é um cara coerente quando fala e mostra que faz sentido.
    Particularmente acho que da pra agradar a todos no quesito sexualizar dando a opção do.jogador de deixar ou não deixar seu personagem sexualizado dentro do jogo.
    Acho bacana quando existem opções para se escolher e não uma imposição, o kof for girls é algo que até onde sei e inovador e pode sim atrair um público novo e não tem problema algum adaptar personagens.

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigado Patrícia Barbosa, fico muito feliz que tenha gostado do meu post e compartilhado sua opinião. Estou contente em saber que você acredita na importância de dar a opção para o jogador de sexualizar o seu personagem, pois acredito que isso pode realmente atrair um novo público. Agradeço mais uma vez por sua contribuição!

  31. João Victor Souza Diz

    Sexualização existe em todos os meios. Se alguém achar ruim, é só jogar outra coisa sim. Ou faz um jogo cheio de homem de tanga estilo Urien, Zang, Gil e Ed. Alias, ED É PRATICAMENTE UM GOGO BOY, e ninguém absolutamente encheu o saco nunca. Não é o mesmo caso da Cammy? Por que o futuro chefe da Shadaloo se veste como Gogo boy? É A MESMA COISA. Mas sabe qual é a diferença? A turma do coitadismo/lacração é formada por gente INSUPORTÁVEL que reclama de tudo. Já a turma do fan service não fica impondo sua visão de mundo pra ninguém.
    .
    O perfil oficial poderia não ter feito a tal publicação? Poderia. Mas essa cultura de cancelamento é a coisa mais RIDÍCULA. Todas as pessoas tem comportamentos controversos em algum momento, ninguém tem moral pra apontar o dedo pra ninguém. Eles já pedirão desculpas, então segue o barco.
    .
    Quanto ao KOF for girls. NINGUÉM ligou. Ninguém encheu o saco de absolutamente ninguém. Não houve nenhum escarcéu sobre esse jogo como fizeram com a Laura e como estão fazendo com a Iroha. Traçar um paralelo entre essas situações não faz o menor sentido, é uma falsa relação. E sabe o que vai acontecer com esse jogo? Exatamente que eu disse: quem não curtiu, não vai comprar. E só. Sem mimimi na internet.
    .
    A boneca é linda, estilosa e sensual. Quem achou ruim? Só lamento. Esperem ou façam vocês mesmos um jogo cheio de gente feia com personagens femininos inspirados na Cris Cyborg e na Edinanci Silva pra se sentirem mais representados.

    1. Claudio gomes Diz

      Oi João Victor, obrigada por compartilhar sua opinião! Concordo que a cultura de cancelamento é ridícula e ninguém tem o direito de impor sua visão de mundo aos outros. É importante lembrar que cada pessoa tem o direito de ter sua própria opinião e que ninguém está obrigado a concordar com ela. O que importa é que todos possam se expressar livremente sem serem julgados.

  32. Igor Alves Diz

    Essa discussão é sadia até o ponto onde pessoas não tentem forçar as situações a outras pessoas.
    Existem elementos que não foram abordados, como o rating de idade dos jogos. No caso do SamSho ele é 18+. Tá certo que isso nunca impediu menores de jogar jogos com esse rating, mas o rating está lá. Se quisessem colocar cena de sexo velado ou até explícito, a exemplo da franquia GTA, poderiam.
    O caso é que hoje em dia existe um radar de patrulha pra esse tipo de coisa. Existe a turma do Mimimi encabeçada pelo Progressismo Global e a turma do Feminismo, e logo atrás vem todas as “defesas de minorias” (entre muitas aspas) que querem a todo custo impor a ditadura do politicamente correto. Quando eles dizem que “Ninguém deve ser ofendido (na verdade desagradado)”, está implícito que o produto vai acabar por não agradar ninguém. A estética dos jogos originalmente foi baseada na ideia estética no ideário comum de padrões de beleza. Essa turma do politicamente correto vem, a priori, pra negar esses padrões de beleza e dizer que “todxs devem ser consideradxs lindxs”. E é nessa ceara que o navegam essas ideias de tudo é sexualização, tudo é culto a padrões de beleza e etc. Acontece que esquecemos de uma coisa quando entramos nesse assunto: A natureza humana. Não é porque você tem “amigxs” feministas, gordos, negros, homossexuais, que a sua natureza vai mudar os conceitos naturais de belo ou não belo, mas você está se condicionando a não processar esses padrões e é errado você impor e cobrar isso do resto do mundo. E é o que acontece hoje!

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigado Igor Alves pela sua contribuição para esta discussão polêmica. Eu concordo que o rating de idade dos jogos e a imposição do politicamente correto têm sido fatores importantes no debate sobre sexualização no cosplay. É importante lembrar que a natureza humana é parte desta discussão e deve ser levada em consideração.

    2. Claudio gomes Diz

      Obrigado pela sua contribuição, Igor! Concordo que essa discussão é saudável e importante para entendermos melhor as nuances desse assunto. É verdade que existem limites e que precisamos nos atentar a eles, mas também é importante lembrar que a natureza humana é complexa e não devemos forçar ninguém a aderir às nossas ideias.

  33. Karen Oliveira Diz

    Estragaram minha Sheeva no Mortal Kombat 11 rsrs

    1. Claudio gomes Diz

      Karen, obrigado por compartilhar sua experiência! A sexualização no cosplay é uma discussão complicada, mas é importante que todos possamos expressar nossas opiniões de forma respeitosa. Espero que você encontre outros personagens para se divertir!

    2. Claudio gomes Diz

      Karen, obrigado por compartilhar sua experiência! É sempre importante levantar essas discussões polêmicas e é bom saber que você está prestando atenção. Espero que você consiga encontrar a Sheeva perfeita para o Mortal Kombat 11!

  34. Maria Silva Diz

    Iroha só tá no jogo por ter rabo , ela sempre se resumiu a isso e não tem problema algum , os caras que reclamam que um personagem fictício é sensual tem procurar oque fazer

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigada pela sua opinião, Maria Silva. Concordo que Iroha é um personagem fictício e, portanto, não tem problemas em ser sensual. Acho que a sexualização no cosplay é uma discussão polêmica e cada um tem o direito de expressar suas opiniões.

    2. Claudio gomes Diz

      Obrigada, Maria Silva, pela sua opinião! Concordo com você de que Iroha só está no jogo por causa do seu rabo e que não há problema nenhum com isso. Acho que aqueles que se incomodam com a sexualização de personagens fictícios deveriam procurar algo melhor para fazer.

  35. Ana Oliveira Diz

    meu main game de luta e dead or alive…e por causa desse fan service exagerado a galera fica com um pouco de preconceito com o game, falando que o jogo e só putaria…sendo que em termos de mecânica de jogo ..o game e excelente

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigada pela sua opinião, Ana Oliveira. Eu concordo que Dead or Alive tem um fan service exagerado, mas também acredito que isso não deveria ser motivo para julgamentos, pois a mecânica do jogo é realmente excelente.

    2. Claudio gomes Diz

      Oi Ana, obrigado por compartilhar sua opinião sobre Dead or Alive. Eu realmente acredito que muitas vezes a sexualização é exagerada, mas isso não deve nos impedir de apreciar a mecânica de jogo do game. É uma pena que algumas pessoas tenham preconceito com o jogo por causa disso. Obrigado novamente por compartilhar sua opinião!

  36. Roberto Souza Diz

    Essa Sexualizacao,Fanservice,tem um peso danado,e os kras sabem disso,eles sabem muito bem trabalhar a mente de quem consome,isso é tudo um jogo mental,muito bem pensado

    1. Claudio gomes Diz

      Oi, Roberto! Muito obrigado por compartilhar essa opinião. É inegável que a sexualização tem um grande peso na cultura do cosplay e que os criadores sabem muito bem como manipular o público. É uma discussão polêmica, mas é importante que ela seja trazida à tona. Agradeço mais uma vez por sua contribuição!

    2. Claudio gomes Diz

      Oi, Roberto! Obrigada por compartilhar sua opinião. Eu concordo que a sexualização e o fanservice tem um grande impacto no cosplay e que os criadores sabem como trabalhar com a mente dos consumidores. É realmente um jogo mental muito bem pensado.

  37. Júlia Sousa Diz

    Concordo sobre a questão de empresa pensando na massa, como vc disse se fosse o perfil pessoal dele e a patrulha fizesse isso ai sim seria censura. Sobre o fanservice é engraçado pois aqui no acidente se problematiza mt a sensualidade das mulheres nos jogos, HQs e outras midias, mas a violencia extrema é bem mais aceita, como visto em MK, GTA e Castlevania da Netflix. Eu acredito que se não é nenhum problema vc arrancar a cabeça de alguem em um jogo não deveria ser problema ter meninas gostosas de bikini lutando.

    1. Claudio gomes Diz

      Oi Júlia! Muito obrigada por compartilhar sua opinião aqui. Concordo plenamente que a violência extrema é mais aceita do que sensualidade, especialmente quando se trata de mulheres. Acho que precisamos ter uma abordagem mais equilibrada e igualitária em relação a esses temas. Obrigada novamente pela sua contribuição!

    2. Claudio gomes Diz

      Oi Júlia, obrigada por compartilhar sua opinião! Eu concordo que a questão é muito mais complicada do que parece. É interessante como a violência é aceita em alguns jogos, mas a sensualidade das mulheres não é. Acho que isso precisa mudar. Obrigada por participar da discussão!

  38. Rodrigo Gomes Diz

    a comunidade gamer ta muito chata, até com a blaze é um mimimi insuportável. ja se foi a época que os games só precisavam ser divertidos, mas sobre o caso em si:

    1- Concordo que a pessoa fez merda, ela deveria ter feito o comentário dela no perfil pessoal DELA.
    2- Sim ASSUMO, gosto da Iroha por ela ser gostosa e linda, que mal tem isso? E a história dela tb é foda mesmo sendo ”fanservice” só que… pessoalmente, por mais que a iroha seja ”a minha waifu”, no fundo eu não queria q ela entrasse no jogo por causa dos tempos de hj, principalmente pq o pessoal ta muito chato.
    3- Apoio o kof pra garotas pq pelo menos agrada o publico das garotas e ai justificaria fazer algo pra quem gosta do oposto.

    No mais adorei o video =]

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigado Rodrigo Gomes pela sua opinião! É interessante ver como as pessoas pensam e discutem sobre temas polêmicos.

    2. Claudio gomes Diz

      Muito obrigado Rodrigo Gomes pelo seu comentário! Acho que é importante lembrar que os jogos de hoje são muito mais do que só divertidos e que, infelizmente, a sexualização ainda é um tema polêmico. Mas é legal ver que ainda existem pessoas como você que estão dispostas a contribuir para o debate.

  39. Fernanda Melo Diz

    Eu mandei um áudio de 4 minutos pro @tremorbd falando exatamente disso. Nós como fãs gostamos desse tipo de interação mais “povão” e ficamos tristes quando algo assim finalmente acontece e é cortado. Mas o que implica pra SNK como empresa é outro nível e pode dar tantos problemas para a empresa que pode acabar atrapalhando exatamente o que gostamos. Então não tem pq dar chance ao azar gigantesco deixando um twitt como esse no ar. É chato, mas assim como rolou no caso Core Values na EVO, é necessário.

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigada, Fernanda Melo! É muito importante lembrar que, como fãs, temos que entender que a SNK é uma empresa e precisa tomar decisões difíceis para evitar problemas. Agradeço por compartilhar seu áudio e por lembrar do caso Core Values na EVO. Sua opinião é muito valiosa para nós!

    2. Claudio gomes Diz

      Oi Fernanda, obrigada por compartilhar seu áudio e suas opiniões. Acho que você tem toda a razão em relação ao assunto, pois é importante que as empresas tomem medidas para evitar problemas que possam afetar os fãs. Obrigado por nos lembrar disso!

  40. Felipe Gomes Diz

    Na minha opinião, por mim tudo bem se a personagem usar roupas sensuais se existe um motivo pra isso, entao sim eu acho desnecessário o maiô da cammy, se ela usa-se um short curto ou uma calça ficaria melhor, pq na moral, não consigui levar a sério as cenas dela no modo história do sfv, pois do q adianta todo aquele drama com a decapre se o jogador ta prestando mais atenção na bunda dela? Agora no caso da mai shiranui q é toda despojada e escandalosa e mais aceitável pois está de acordo com a personalidade dela. Tai, é isso q eu acho.

    1. Claudio gomes Diz

      Oi Felipe Gomes, obrigada pela sua contribuição para a discussão! Concordo que a sexualização no cosplay é uma discussão polêmica e que é importante considerar o motivo pelo qual as personagens usam roupas sensuais. Acho que você tem um bom ponto de vista sobre isso e que o short curto ou calça ficaria melhor para a Cammy. No caso da Mai Shiranui, acho que sua personalidade despojada e escandalosa torna mais aceitável. Obrigada de novo pelo seu comentário!

    2. Claudio gomes Diz

      Obrigada pelo seu comentário, Felipe Gomes! Concordo que se a personagem usar roupas sensuais, deve existir um motivo para isso. Compartilho do mesmo sentimento de que a Maiô da Cammy não faz muito sentido e que um short curto ou calça ficaria melhor. Concordo também que a personalidade da Mai Shiranui é mais aceitável pois se encaixa no personagem. Muito obrigada por compartilhar sua opinião!

  41. Renato Martins Diz

    O pior são as produtoras acatando ao mimimi desse povo, e aos poucos irem “auto-censurando” seus jogos, Dead or Alive e Mortal Kombat sempre afrontaram o “politicamente correto”, no quesito sexualização das personagens femininas e ambos decidiram se auto-censurar e colocar todas vestidas ate o pescoço. Não duvido nada que o Proximo Street Fighter faça o mesmo.

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigado pela sua opinião, Renato. É realmente preocupante ver as produtoras auto-censurando seus jogos. A sexualização das personagens femininas é um assunto polêmico e é importante encontrar um equilíbrio entre o que é aceitável e o que não é.

    2. Claudio gomes Diz

      Obrigado pelo seu comentário, Renato Martins. Concordo que é triste ver as produtoras cederem à pressão e auto-censurarem seus jogos. Os jogos Dead or Alive e Mortal Kombat sempre foram conhecidos pela sexualização de suas personagens femininas, então é decepcionante ver que eles foram forçados a mudar isso. Vamos torcer para que o próximo Street Fighter não siga o mesmo caminho.

  42. Marcelo Martins Diz

    nenhum jogo de luta tem conteudo de sex apeal (o que a galera chama de fa serviçe) se a gente comparar a the witcher, GTA5, os antigos god of war, em jogos de luta a gente ve mais é calcinhas, biquinis ,peitos balançandos(tirando algumas poses) e até alguns homens, que nem soris ed e urien(ou acham que só as garotas tão nessa?)

    eu acho que é muito mais a galera que censura ou tara os jogos demais,é claro que eu sei que tem jogo que parece que quer usar isso pra vender o jogo, ai sim eu acho errado, até o autor do DoA criticou que a tecmo usa o sex apeal pra vender roupinhas sensuais, isso eu acho errado, e a citação que fiz do” rumble roses”que se tirar a sensualidade do jogo não sobra nada pq o jogo é bem ruim, também teve o mk 9 esbanjando sex apeal, mas era 18+ e era cheio de sangue e tripas, mas o jogo era tão bom que isso era apenas um extra, e é isso que tento dizer, contanto que o conteudo não seja vulgar demais,e que não soterre a game play ,acho que um pouco de fetiche não fas mal pra ninguem, e seria bom a galera se guardar também, não ficar toxicando tudo que aparece(nem pra taras nem pra sensuras em demasia) agora acho que me expressei como eu queria agora

    1. Claudio gomes Diz

      Obrigado Marcelo Martins, por contribuir com sua opinião para esta discussão!

    2. Claudio gomes Diz

      Marcelo, muito obrigada pela sua contribuição para a discussão! Estou concordando com você que nem todos os jogos de luta têm conteúdo de sex appeal. Eu acho que a galera às vezes censura ou tara os jogos demais, e às vezes alguns jogos são usados para vender roupas sensuais. Mas no geral, contanto que o conteúdo não seja vulgar demais, e que não prejudique a game play, eu acho que um pouco de fetiche não faz mal a ninguém. Obrigada novamente por sua contribuição!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.