O Túmulo dos Vagalumes: História do criador de Akiyuri Nosaka
Akiyuki Nosaka, o autor da história vencedora do prêmio Naoki Hotaru no Haka (O Túmulo dos Vagalumes), faleceu em 9 de dezembro de 2015. O autor tinha 85 anos.
A esposa de Nosaka na época o encontrou inconsciente em sua casa em Chiyoda, Tokyo, e o levou em uma ambulância às pressas para um hospital naquele momento em uma tentativa de recuperação, mas infelizmente faleceu em 2015. Nosaka recebia cuidados de enfermagem em casa.
O Túmulo dos Vagalumes história real
Nosaka nasceu em Kamakura, cidade na província de Kanagawa, em 1930. Ele baseou o romance O Túmulo dos Vagalumes em suas experiências pós-guerra, durante a qual sua irmãzinha na vida real morreu, entre outros membros de sua família.
Ele recebeu o Prêmio Naoki, o mais conhecido prêmio literário do Japão, em 1967, por este romance, América Hijiki, e outros escritos. Além de seus romances, ele também escreveu a letra da canção infantil “Omocha no Chachacha” (Brinquedos Cha-cha-cha).
O diretor Isao Takahata e o Studio Ghibli adaptaram o romance Túmulo dos Vagalumes de Nosaka, em um filme em anime aclamado pela crítica em 1988.
O romance inspirou um especial de televisão live-action em 2005 produzido pela NTV em comemoração dos 60 anos, de término da segunda guerra mundial e em 2008 recebeu também uma adaptação em Filme live-action, estrelando Reo Yoshitake como Seita e Rina Hatakeyama como Setsuko.
Multiverso Comicon – Sou um grande fã de obras de quadrinhos nacionais.