STAR WARS Provação – Review livro

STAR WARS Provação

A decisão da Aleph na época em trazer de volta ao Brasil os livros de Star Wars conquistou completamente os fãs da saga, afinal naquele ano, estava sem novas obras e atrasadas por aqui.

STAR WARS livro provação

Por conta disso, a editora naquele momento lançou livros de diversos períodos em paralelo. Os que ostentam o selo Legends na capa são os do antigo Universo Expandido, que depois foi sendo descartado em prol da nova cronologia que girava em torno da trilogia da época que começava em dezembro nos cinemas.

STAR WARS livro provação
STAR WARS livro provação

Star Wars: Provação, de Troy Denning, é uma obra do antigo Universo Expandido, um verdadeiro adeus a essa linha que por décadas conduziu os fãs por aventuras em períodos de tempo variado, criando novos personagens, matando outros, mas quase sempre explorando o mundo de Star Wars muito mais dos que os próprios filmes.

Livro por Troy Denning

Livro por Troy Denning
Livro por Troy Denning

Em Provação, Luke Skywalker e companhia já estão bem coroas. Luke é o Grão-Mestre da Ordem Jedi, se recuperando de graves ferimentos depois de um confronto com os Sith. A trama começa quando o casal Han e Leia Solo (já uma experiente Jedi) atende a um pedido de ajuda de seu velho amigo Lando Calrissian, que está tendo problemas com piratas em seu novo empreendimento.

Claro, as coisas não são tão simples assim, e logo Jedi, Sith, Mandalorianos e outros se envolvem num novo confronto, que tem toda a cara de despedida depois de anos e anos de aventuras ininterruptas. E de fato é a despedida do antigo Universo Expandido.

STAR WARS Provação – Seguindo a ficção científica

Seguindo a ficção científica
Seguindo a ficção científica

Infelizmente, um universo tão rico, mesmo que agora desconsiderado, merecia uma despedida melhor. Denning começa a história muito bem, criando mistério e introduzindo personagens aos poucos. Mas, de repente, tudo muda, as coisas se tornam corridas e confusas demais, até que chegamos a uma conclusão totalmente anticlímax que ainda por cima é metafísica demais.

Os personagens clássicos ainda têm sua “voz”, mas os novos parecem não ter muita identidade, não são minimamente desenvolvidos. Para piorar, tudo se torna ainda mais confuso para o leitor brasileiro pela falta de conhecimento que temos, afinal existem na obra em abundância personagens, conceitos e situações que foram desenvolvidos por anos, mas que nunca vimos antes na vida.

Com uma história que no final das contas não leva a lugar nenhum, vilões fracos e toda a confusão causada pelo mal desenvolvimento e o “delay” dos livros no Brasil, e o enredo de Provação acaba sendo mesmo uma decepção.

Livro Star Wars provação (1ª edição, maio de 2015) – Troy Denning – Tradução de Alexandre Mandarino – 408 páginas – Aleph.

E para os fãs não perca The Mandalorian Disney+.

Claudio gomes

Multiverso Comicon – Sou um grande fã de obras de quadrinhos nacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *