A Colheita do Mal
Faz tempo que não vejo filmes de terror como A Colheita do Mal, ao menos nas salas de cinema, revoltado com o excesso de violência e baixaria.
Mas esta produção de Joel Silver para a Warner, é mais antiquada.
Hoje é uma visão crítica sobre o filme.
A Colheita do Mal
Mas nem por isso, parece ter mais pé ou cabeça. Chega até a ter certo clima, mantendo algum suspense (houve dois ou três momentos de quase susto), mas a história é tão complicada, tão cheia de troços e exagero, que no final das contas fica difícil aceitar as explicações e entender as reviravoltas (como sempre, tem uma última bem no finzinho).
Todos os críticos do mundo se perguntam por Hylary Swank depois de um segundo Oscar foi aceitar este papel. Será que nessa época ele estava querendo destruir sua carreira de novo?
A heroína é uma cientista que é especializada em revelar fraudes e desfazer milagres. Ou seja, sempre encontra explicações científicas ou humanas para eles (no prólogo ela vai a uma cidade do Chile, onde encontra uma infiltração de tóxicos que provocou uma corrida ao corpo conservado de um frei dito miraculoso).
Para complicar essa moça, chamada Katherine Winter tem traumas no passado. Ela perdeu a filha em circunstâncias meio obscuras (parece que num ritual morta por um louco quando estava na África). E para completar ela era uma Ministra religiosa! Que a partir daí perdeu a fé.
Não tem muito motivo para aceitar um chamado a uma cidadezinha do interior sulista onde todos seriam fanáticos religiosos, e onde estaria ocorrendo uma nova manifestação das dez pragas do Egito. Começando com um rio todo de sangue humano, seguido por chuva de sapos!
E depois tem mosquitos, gado morrendo e gafanhotos atacando. Parece que tudo é provocado pela presença de uma garotinha miraculosa (que é feita pela encantadora Anne Sophie Robb de Terathibia) que conjura o mal. Ou então, não é bem assim. O fato é que tudo é tão complicado que a certa altura a gente deixa de se interessar e o filme vai ficando cada vez mais delirante e inacreditável.
Quando assisti esse filme pela primeira vez não gostei, achei fraco e confuso e depois assisti novamente em casa e não gostei novamente, porém a gosto para tudo e respeitamos a opinião de todos.
Referência do filme
A Colheita do Mal (The Reaping) EUA, 2007. Direção de Stephen Hopkins. Com Hylary Swank, David Morissey, Ana Sophia Robb, Idris Elba, Stephen Rea, William Ragsdale, John McConnl, David Jensen. R. 96 min.
Multiverso Comicon – Sou um grande fã de obras de quadrinhos nacionais.