Um Amor Além do Muro
O filme Um Amor Além do Muro infelizmente é bem fraquinho (minha opinião) e vou contar o que eu achei.
Filme Um Amor Além do Muro
É engraçado como foram necessários mais de vinte anos para a Alemanha começar a contar histórias sobre a vida na Alemanha Oriental, iniciando com o bem humorado e divertido Adeus Lênin e culminando com o filme que ganhou o Oscar de fita estrangeira no ano, A Vida dos Outros (uma visão impiedosa revelação de como todos eram vigiados pela Polícia Secreta Oriental que não tinha pudor em arruinar vidas e fazer prisões).
No meio do caminho tem este aqui, que não é comédia nem exatamente drama, nem chega a ser bem romance.
Eu achava estranho que nos anos em que existia o Muro de Berlim apenas os americanos contavam histórias sobre os dramas pessoais de uma cidade dividida ao meio. Era um reino de terror, mas que por ser comunista existia uma barreira de silêncio para denunciá-lo.
Um Drama e obra da época
E aí que alguém falasse alguma coisa porque era imediatamente classificado como propaganda americanista. Hoje ficamos sabendo que era tudo verdade, que era pior ainda do que os americanos diziam. Mas ainda há cegos que recusam ver.
Caso alguém queira começar a abrir os olhos não acho que este seja o filme adequado. Por demais longo, com personagens ingênuos e tolos, com um amor fraco e sem sentido. Difícil gostar de gente tão mal informada.
O herói é um loirinho chamado Siggi que se sente apaixonado por uma jovem poetisa que vive com um rapaz rebelde e malandro. Vivem em Dresden, na Alemanha Oriental, uma cidade punida por um feroz e pouco conhecido ataque aliado durante a Guerra que praticamente a destruiu.
Comédia dramática
No começo dos anos 60, quando Gagarin já andava nos céus, eles ainda estavam preocupados em dançar o rock n´roll que é proibido, num regime autoritário de prisões e espiões.
Siggi fica atrás de Luise o filme inteiro, chegando a traficar com o Ocidente, para ganhar dinheiro para imprimir o livro de poesias dela. Mas será um amor sem esperanças até porque estão para construir o muro (e para criar certo suspense fazem contagem regressiva ).
Não vou contar o final, mas o filme não me convenceu. Vi essas histórias melhor contadas inúmeras vezes pelo cinema americano de vinte, trinta anos atrás. E com maior verdade, maior impacto.
Referência do filme
Um Amor Além do Muro (Der Rote Kakada) Alemanha, 2006. Direção de Dominik Graf. Com Max Riemelt, Jéssica Schwarz, Ronald Zehrfeld. 128 min.
Multiverso Comicon – Sou um grande fã de obras de quadrinhos nacionais.