Notas sobre um Escândalo – O filme
Notas sobre um Escândalo é um dos meus preferidos. Patrick Marber, o mesmo autor de Closer, de trilha musical para Philip Glass, aliás seu pior trabalho.
Infelizmente a música exagerada chega mesmo a incomodar.
Elenco Notas sobre um Escândalo
Filme – Notas sobre um Escândalo
E suas duas esplêndidas atrizes, ambas em momento excepcional, Dame Judi Dench (possivelmente seu melhor desempenho no cinema) e a australiana e muito versátil Cate Blanchett (como coadjuvante).
Realizado por Richard Eyre (vindo do teatro fez Íris e Stage Beauty), o filme é denso, difícil, polêmico mas também forte e envolvente. Judi faz Bárbara, uma professora de escola pública londrina que não consegue esconder suas tendências homossexuais, protegendo sempre algum nova professora.
Depois de ter sido rejeitada pela anterior, ela se afeiçoa por um recém chegada que veio ensinar artes manuais/plásticas (quem narra a história é Judi em voz off, acentuando o drama). Essa mulher chamada Sheba (o nome da Rainha de Sabá!). É casada e filha de um intelectual famoso de quem herdou a casa onde vive com o marido mais velho e os filhos, sendo que o mais velho sofre de Síndrome de Down.
Notas sobre um escândalo crítica
Essa mulher frágil e de certa forma indefesa descobrimos logo se interessa por um aluno, menor de idade (um bem escalado Andrew Simpson). Acidentalmente Bárbara descobre o caso e utiliza isso como argumento para se aproximar dela, para se tornar confidente e grande amiga (ela poderia e deveria delatar tudo para a administração, mas tem problemas com o diretor e prefere usar tudo para seu interesse próprio).
Sem escolha, Sheba aceita a aproximação, mas a situação vai ficando cada vez mais difícil, quando Bárbara exige sua presença porque lhe morreu o gato de estimação, criando um beco sem saída e o inevitável escândalo.
É uma história complexa, cheia de matizes e detalhes, que não procura desculpar ou justificar nenhuma das protagonistas, ambas seres humanos cheios de erros e falhas. E principalmente sem arrependimentos. É até chocante sentir a amoralidade do comportamento delas, o que é possível porque a dupla é excepcional.
Judi nunca esteve tão marcante, tão presente. E Cate mesmo num papel menos explorado tem alguns momentos excepcionais (por exemplo, quando enfrenta histérica a multidão de repórteres). Vale a pena conhecer.
O filme recebeu críticas positivas pela atuação de Judi Dench e Cate Blanchett, bem como pela narrativa envolvente e pela tensão psicológica que se desenvolve ao longo da trama. Foi indicado a quatro Oscars em 2007, incluindo Melhor Atriz (Judi Dench) e Melhor Atriz Coadjuvante (Cate Blanchett).
Referência do filme
Notas sobre um Escândalo (Notes on a Scandal, 2006) Inglaterra. Direção de Richard Eyre. Com Cate Blanchett, Judi Dench, Tom Georgeson, Michael Maloney, Joanna Scanlan, Bill Nighy.
Multiverso Comicon – Sou um grande fã de obras de quadrinhos nacionais.