O Último Rei da Escócia

O Último Rei da Escócia

Não quis escrever sobre este filme antes de ter a chance de revê-lo em tela grande (por exemplo, quando o assisti no cinema, não reconheci Gillian Anderson, de Arquivo X.

Consegui assistir também em alguns momentos na sessão corujão e depois em DVD (na época).

Elenco do O Último Rei da Escócia

Elenco O Último Rei da Escócia - Imagem crédito: Google
Elenco O Último Rei da Escócia – Imagem crédito: Google

Filme O Último Rei da Escócia

Filme O Último Rei da Escócia
Filme O Último Rei da Escócia

Sem dúvida, é importante e sempre oportuno relembrar o público da existência de Idi Amin Dada, que foi praticamente o primeiro ditador famoso e sanguinário da África nova (recém libertada do colonialismo europeu).

Os mais velhos se lembram de um excelente filme documentário francês de Barbet Schroeder sobre ele que passou por aqui e cujas imagens aparecem ao final. E que revelavam seu pudor, sua paranóia, seu carisma e seu jeito de bebe fofinho capaz de tudo.

Características essas que eu acho que Forest Whitaker (notem que é apenas com um R) não foi capaz de reproduzir neste filme realizado por um famoso documentarista escocês Kevin McDonald (neto do produtor e diretor Emeric Pressburger, de Os Sapatinhos Vermelhos, é famoso realizador de documentários inclusive o premiado com o Oscar Um Dia em Setembro!).

Mas ao menos agora as pessoas se lembram de quem foi Idi Amin e o terror que imperou em Uganda, mesmo que numa história fictícia (ou seja, não existiu a figura do jovem médico recém formado na Escócia que mais ou menos por acaso vai parar naquele país e também por uma série de acidentes, acaba sendo médico particular e principal conselheiro do Presidente).

Roteiro do filme

Roteiro Do Filme
Roteiro Do Filme

O roteiro ganhador do BAFTA de Jeremy Brock (Mrs Brown, Charlotte Gray), na verdade adapta um livro de Giles Foden. Todo o resto seria mais ou menos verdade com alguns escândalos da época..

É um acerto a escolha do bom ator James McAvoy (que conhecíamos de Crônicas de Narnia) para fazer o protagonista imaturo e ingênuo que se sente feliz de subir tão rapidamente, fechando os olhos para os desatinos do seu protetor (e não dando atenção para o Serviço Secreto Britânico, com Simon McBurney fazendo uma interessante composição).

Até que tudo se torna evidente demais para negar e sua própria vida fica em perigo quando transa com uma das esposas de Amin e a engravida. Quando envereda pela ficção e o filme de aventura é uma fuga não muito lógica em pleno Ataque a Entebbe (fato histórico em que os comandos israelenses atacaram o aeroporto de Uganda para libertar reféns, que marcou o começo do fim do ditador).

Ou seja, dá para se aceitar as invenções quase até ao final principalmente pela presença de Forest, que mesmo num papel que poderíamos chamar de secundário ou de apoio (o protagonista é McAvoy) consegue impressionar de tal forma que ganhou praticamente todos os prêmios da temporada.

É compreensível já que é uma pessoa querida , também diretor de sucesso e que merecia ser lembrado pela Academia desde que foi melhor ator em Cannes por Bird de Clint Eastwood há mais de vinte anos. O defeito na vista é do ator e não do personagem (ele tem de nascença a chamada ambliopia, o chamado olho preguiçoso).

Francamente revendo o filme não consegui me entusiasmar. Talvez preferisse Leonardo DiCaprio por Diamantes de Sangue (que impressionou muito os brasileiros, todos vem elogiar o filme e o ator). Mas como lutar contra o inevitável?

Referência do filme

Referência Do Filme
Referência Do Filme

O Último Rei da Escócia (The Last King of Scotland) Inglaterra, 2006. Direção de Kevin McDonald. Com Forest Whitaker, James McAvoy, Kerry Washington, Gillian Anderson, Simon McBurney, David Oyelowo.

Claudio gomes

Multiverso Comicon – Sou um grande fã de obras de quadrinhos nacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *