Filme Turistas – Um retrato sobre o Brasil obscuro
Fiquei espantado com o esforço deste filme “Turistas” em retratar o Brasil de uma maneira realista. No dia estava em assistir um bom desenho animado ou um bom filme.
Filme Turistas
Um grupo de jovens curtem férias no litoral brasileiro. Quando eles e seus amigos participam de uma festa na praia, são drogados e, ao acordar, seus cartões de crédito e passaportes são roubados. O grupo vai para uma casa na selva. Eles tinham acabado de chegar quando descobriram que estavam em grande perigo.
Ao contrário de inúmeros filmes americanos que insultam nosso país mostrando pessoas comuns convivendo com macacos, andando com frutas na cabeça, dando tiros na rua (bom isso até acontece), “Turistas” é provavelmente o filme estrangeiro contemporâneo que expõe a cultura nacional da forma mais cuidadosa e delicada.
Onde se passa o filme Turistas?
Alguns exemplos (spoilers): Antes de mais nada, o filme foi de fato filmado no Brasil. Todos os personagens brasileiros são de fato atores brasileiros, que falam português perfeito, inclusive com gírias locais. Não se ouve cuícas e pandeiros, a trilha é toda composta de músicas brasileiras atuais, que vão desde O Rappa a Adriana Calcanhoto.
Em vez de Rio de Janeiro, destino óbvio para qualquer turista atrás de mulheres, os garotos sabem que Florianópolis (ou “Floripa”, como eles mesmos chamam) pode oferecer muito mais neste quesito. Além desses, há vários outros detalhes que comprovam o cuidado do filme em não parecer xenófobo ou mal intencionado.
O garoto brasileiro que a princípio entrega os americanos nas mãos do vilão (um contrabandista de órgãos), é quem no final volta atrás e os ajuda a escapar. No final, os sobreviventes são acolhidos e alimentados por brasileiros. Até as motivações do vilão são explicadas! Ele está simplesmente dando o troco nos americanos, que foram os que supostamente iniciaram o contrabando de órgãos no Brasil!!
Se há alguns erros no filme (como a geografia absurda), eles derivam de uma necessidade do roteiro, como ocorreria em qualquer filme. Ou seja, não há motivo para tanta controvérsia.
Um polêmica na época de um dos atores brasileiros não ter recebido o mesmo valor dos atores americanos. Bem o filme também muitos protestos sobre os relatos do Brasil.
Turistas (EUA, 2006, John Stockwell). 3 estrelas (de 5).
Multiverso Comicon – Sou um grande fã de obras de quadrinhos nacionais.
Eu assisti esse filme e achei um pouco agressivo sobre a realidade do Brasil que ele mostra. Sim temos problemas como em qualquer outro país, mas esse filme passou um pouco dos limites.
Obrigada pela sua opinião, Rafaela! É sempre interessante ouvir o que as pessoas pensam sobre os filmes. Compreendo que o filme possa ter passado dos limites em algumas cenas, mas acredito que ele tenha servido como uma forma de alertar a todos sobre a realidade brasileira.
Eu namorei uma australiana por 2 anos e ela disse que os amigos dela viram esse filme e eles ficavam alertando ela de não vir para o Brasil exclusivamente por causa do filme. Eu tinha que argumentar muitas vezes e muitos dias diferentes que o Brasil não era daquele jeito, mesmo assim ela veio com muito receio.
Obrigada, Wellington, pela sua contribuição à discussão! É realmente triste que a imagem do Brasil tenha sido tão mal retratada no filme Turistas. Eu entendo seu receio e espero que a sua experiência aqui tenha sido positiva para mostrar à sua ex namorada que o Brasil é muito mais do que o retratado na película.
Rapaz esse filme foi feito em Ubatuba
Opa Claudio. Obrigado pela informação.